Descrição
A partir da década de 1990, o cinema mundial se tornou mais crítico e opinativo, expressando, através de imagens, como a globalização intensifica nossas relações com o mundo, nos aproximando cada vez mais das experiências estrangeiras. As constantes mudanças nos convidam a ver o mundo de maneira mais ampla, e, através das imagens contemporâneas, podemos perceber aquilo que supostamente desaparece cotidianamente diante de nós.
O livro está dividindo em 5 modulos, que são:
MÓDULO I
Cinema mundial, cinema intercultural
. Baraka: o cinema mundial e a indústria cultural global
Martin Roberts
. O cinema intercultural na era da globalização
Hudson Moura
. Identificando o conceito de cinema transnacional
Vicente Rodriguez Ortega
. Paisagens transculturais
Denilson Lopes
MÓDULO II
Cinema, periferia e hibridismo
. Para além do Terceiro Cinema: estéticas do hibridismo
Robert Stam
. Situando o cinema com sotaque
Hamid Naficy
. Outras margens, outros centros: algumas notas sobre o cinema periférico contemporâneo
Angela Prysthon
MÓDULO III
Enunciados de nacionalidade e imaginários transnacionais
. Cinema chinês no novo século: perspectivas e problemas
Yingjin Zhang
. Canibais viajantes
Anelise Reich Corseuil e Renata R. Mautner Wasserman
. Imagens de itinerância no cinema brasileiro
Andréa França
MÓDULO IV
Recepção e audiência
. Dialeto e modernidade no cinema sinófono do século XXI
Sheldon Lu
. O cinema na África: dos contos ancestrais às mistificações cinematográficas
Mahomed Bamba
. História, tragédia e farsa: The President’s last bang nos circuitos dos festivais de cinema
Leo Goldsmith
MÓDULO V
Nas fronteiras da memória, do desejo e do afeto
. A memória das coisas
Laura U. Marks
. A dialética da identidade transnacional e o desejo feminino em quatro filmes de Claire Denis
Rosanna Maule
. O que vi quando te vi? Os diários de viagem sul-americanos na França
Andrea Molfetta
Posição #32408 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Peso: 660g
ISBN: 9788578970048