Fundamentos Gráficos para um Design Consciente, livro de Raquel Matsushita

Fundamentos Gráficos para um Design Consciente

editora: MUSA
assunto:
Este livro é o surpreendente gerado pelo desafio feito pela Musa à sua designer: escrevê-lo. A tecnologia facilitou a vida para os amadores, de forma que prospera o equívoco de que basta “diagramar” um livro e mandá-lo para a gráfica, automaticamente. Com isso parece estar decretada a morte da edição e de seus atores. [Tudo pode virar livro e todos “são” editores.] A tecnologia não veio abolir o cuidado editorial, nem mata a figura do editor. Ela qualifica todo o processo editorial com o instrumental que abre aos profissionais das artes gráficas arrojadas e inéditas possibilidades. O inédit... [Leia mais]
Descrição
Este livro é o surpreendente gerado pelo desafio feito pela Musa à sua designer: escrevê-lo. A tecnologia facilitou a vida para os amadores, de forma que prospera o equívoco de que basta “diagramar” um livro e mandá-lo para a gráfica, automaticamente. Com isso parece estar decretada a morte da edição e de seus atores. [Tudo pode virar livro e todos “são” editores.] A tecnologia não veio abolir o cuidado editorial, nem mata a figura do editor. Ela qualifica todo o processo editorial com o instrumental que abre aos profissionais das artes gráficas arrojadas e inéditas possibilidades. O inédito que deve ser cada livro editado, ganhando em universalidade, comunhão entre objeto e autoria. Objeto único ao deleite do público.

Diz Raquel: “Buscar apenas uma solução única para cada trabalho não é tarefa fácil, embora muitas pessoas tenham a ilusão de que possuir um computador é o suficiente para criar uma boa peça gráfica. O computador é, sim, ótima ferramenta para o designer, mas não é capaz de criar boas ideias. Essa tarefa é exclusiva da criatividade do indivíduo.”

Instigar a experimentação

“A ideia de duas ou mais coisas acontecendo é recorrente no design atual. Os programas de imagens e editoração favorecem esse conceito. Contudo, a tentação de utilizar o computador impede níveis mais profundos de reflexão. Por isso, conhecer o passado, resgatar fundamentos da história do design e permanecer antenado com o presente são requisitos para desenvolver ideias conscientes e consistentes. Adquirir e difundir conhecimento para agir (ou reagir) em consciência em todas as etapas do trabalho é o primeiro passo para o reconhecimento profissional do designer.”

Mas há mais. Muito mais, neste livro, Carlito Carvalhosa fez bem o bordão. Raquel enveredou-se pela história da arte, fez a contextualização do design com o entorno imediato e o remoto. Trouxe algo concreto para balizar as atuais relações moralmente falhas e permissivas entre pares editoriais (isto é embate da Editora), geradas não por controvérsias saudáveis, mas por abandono de valores básicos do exercer um ofício: anexou emblematicamente ao livro o Código de Ética Profissional do Designer Gráfico – ADG Brasil.

Mas há mais. Do técnico ao artístico. Do conhecimento prático ao teórico. Da pré-história ao contemporâneo. Da cor ao traço. Glossário de termos técnicos. Tipografias. Ilustrações e reproduções exemplares. Todas as cores. Mas há mais.

Sobre a autora

Raquel Matsushita, sócia do escritório Entrelinha Design, graduou-se em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, especializando-se em design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, de Nova York, onde também foi colaboradora do escritório de design Linda Kosarin Studio. Trabalhou como editora de arte da Abril Jovem e da revista Galileu (Editora Globo).

Dados Técnicos
Peso: 460g
ISBN: 9788578710064