Vidas dos Artistas, livro de Giorgio Vasari

Vidas dos Artistas

assunto: ,
Tradução de Ivone Castilho Benedetti

Publicado pela primeira vez em Florença em 1550, este livro é considerado a obra inaugural da história da arte e fonte escrita indispensável para quem quer se familiarizar com a arte do Renascimento italiano e seus protagonistas. Vasari, pintor e arquiteto, nos oferece o relato das biografias dos mais célebres artistas do Renascimento italiano. A esta edição, com prefácio de Giovanni Previtalli e organização e notas de Luciano Bellosi e Aldo Rossi, que reproduz integralmente a edição de 1550, se acrescentam um índice de nomes e outro de lugare... [Leia mais]
Descrição
Tradução de Ivone Castilho Benedetti

Publicado pela primeira vez em Florença em 1550, este livro é considerado a obra inaugural da história da arte e fonte escrita indispensável para quem quer se familiarizar com a arte do Renascimento italiano e seus protagonistas. Vasari, pintor e arquiteto, nos oferece o relato das biografias dos mais célebres artistas do Renascimento italiano. A esta edição, com prefácio de Giovanni Previtalli e organização e notas de Luciano Bellosi e Aldo Rossi, que reproduz integralmente a edição de 1550, se acrescentam um índice de nomes e outro de lugares e obras que facilitam a localização das obras a que Vasari faz referência.

Giorgio Vasari, pintor e arquiteto italiano conhecido principalmente por suas biografias de artistas italianos, nasceu em Arezzo, em 30 de julho de 1511. Ainda muito jovem, tornou-se discípulo de Gugliemo da Marsiglia. Aos 16 anos foi enviado para estudar em Florença. Sua educação humanista foi-lhe de grande serventia, e , durante seus estudos, conheceu Michelangelo, cuja arte influenciou bastante o seu estilo. Em 1563, fundou a Accademia del Disegno em Florença. O Grão-Duque local e Michelangelo tornaram-se líderes da instituição e trinta e seis artistas foram escolhidos como membros. Vasari faleceu em Florença, em 27 de junho de 1574.

Dados Técnicos
Peso: 1501g
ISBN: 9788578274283