Cartas persas, livro de Montesquieu

Cartas persas

assunto:
Em Cartas persas, obra publicada anonimamente em 1721, Montesquieu cria um relato ficcional sobre a temporada francesa de dois amigos persas, Rica e Usbek, durante o reinado de Luís XIV. Ao se apagar como autor, Montesquieu se distancia e critica a sociedade, costumes e instituições políticas de seu país com liberdade. Além de, como aponta Jean Starobinksi no prefácio, rejuvenescer a ficção. “Através dessa encenação inventa-se um estilo: ele reduz a matéria habitual do ensaio à substância de uma carta ou de uma série de cartas; portanto, autoriza a encurtar, a desbastar, a cortar rente, a t... [Leia mais]
Descrição
Em Cartas persas, obra publicada anonimamente em 1721, Montesquieu cria um relato ficcional sobre a temporada francesa de dois amigos persas, Rica e Usbek, durante o reinado de Luís XIV. Ao se apagar como autor, Montesquieu se distancia e critica a sociedade, costumes e instituições políticas de seu país com liberdade. Além de, como aponta Jean Starobinksi no prefácio, rejuvenescer a ficção. “Através dessa encenação inventa-se um estilo: ele reduz a matéria habitual do ensaio à substância de uma carta ou de uma série de cartas; portanto, autoriza a encurtar, a desbastar, a cortar rente, a tornar inúteis preâmbulos e explicações. O missivista persa pode ir direto ao essencial sem enredar-se em todas as questões acessórias que, para um autor ocidental, inevitavelmente se teriam acumulado.”

Sobre o autor

Charles-Louis de Secondat, o barão de Montesquieu, nasceu em 1689. Estudou direito na Universidade de Bordeaux e em 1716 foi eleito presidente do parlamento da cidade. Depois de publicar as Cartas Persas, em 1721, parte para Paris, onde reside até 1728. Foi nessa época que realizou uma viagem de três anos pela Europa. De volta à capital francesa, publicou as Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência, em 1734. O Espírito das Leis, de 1748, foi acusado de heresia, deísmo e espinosismo e para se defender Montesquieu publica Defesa do espírito das leis, em 1750. Torna-se diretor da Academia Francesa em 1753 e morre dois anos depois.

Dados Técnicos
Peso: 420g
ISBN: 9788578271077