Violência na Escola e da Escola: :  Desafios contemporâneos à Psicologia da Educação, livro de Fraulein Vidigal de Paula, Denise D

Violência na Escola e da Escola: : Desafios contemporâneos à Psicologia da Educação

assunto:
Nas últimas décadas, a América Latina está sendo identificada como um exemplo dos fenômenos de desigualdade e de exclusão social que existem no mundo ocidental. Jovens e crianças constituem uma parte da população que está mais exposta à violência, seja como vítimas ou como agentes. A violência afeta de modo especial o ambiente escolar porque deteriora as relações e prejudica a qualidade das aulas e o desempenho acadêmico dos alunos. Além de influenciar diretamente na qualidade de ensino e no desenvolvimento escolar, a atmosfera violenta da escola prejudica o exercício profissional da equipe... [Leia mais]
Descrição
Nas últimas décadas, a América Latina está sendo identificada como um exemplo dos fenômenos de desigualdade e de exclusão social que existem no mundo ocidental. Jovens e crianças constituem uma parte da população que está mais exposta à violência, seja como vítimas ou como agentes. A violência afeta de modo especial o ambiente escolar porque deteriora as relações e prejudica a qualidade das aulas e o desempenho acadêmico dos alunos. Além de influenciar diretamente na qualidade de ensino e no desenvolvimento escolar, a atmosfera violenta da escola prejudica o exercício profissional da equipe pedagógica. Esse cenário influi na percepção que os alunos têm do espaço físico da escola, o que modifica a idéia que fazem da administração escolar e também as suas impressões sobre os próprios colegas. Um ambiente escolar hostil prejudica as relações entre as pessoas que compõem toda a comunidade escolar.

Sem dúvida, a violência atualmente é um dos fatores que mais peso tem na baixa qualidade do ensino. A partir de tal premissa, todos somos vítimas, pois o cotidiano de crianças e jovens é alterado em escolas cujas circunstâncias as converteram em verdadeiros campos de batalha. Por esse motivo, é necessário focar a atenção em estudos e experiências que estimulam a capacidade de promoção de novas formas de troca e transformação social. Pensando nisso, os autores deste livro apresentam suas reflexões.

Na Sessão 1, intitulada “Sociedade, cultura e escola: desafios e formas de resistência à violência”, os autores discutem a relação entre sociedade, cultura e escola, que tende a particularizar os processos de produção da violência e as manifestações de resistência perante os mecanismos de normatização institucionais homogeneizantes e repressores.

Na Sessão 2, que traz reflexões“Para uma escola sem violência: desafios e contribuições da Psicologia da Educação”, os autores discutem o panorama das pesquisas sobre violência na escola, apresentam uma análise dos sentidos, das formas e dos fatores envolvidos na violência escolar e as contribuições da Psicologia para superar o ciclo da violência na escola.

Um diferencial desta obra é o fato de trazer e conjugar, em um mesmo livro, contribuições de diferentes abordagens teóricas da Psicologia, e de outras áreas das Ciências Humanas, para tratar do fenômeno da violência no ambiente escolar. Representa ela mesma um exercício de superação da fragmentação no campo da produção de conhecimento, integrando os vários olhares a respeito do tema em questão.

Dados Técnicos
Peso: 350g
ISBN: 9788578140823