Educação e realidade brasileira: 25 obras do século XX no campo da pedagogia , livro de Elydio dos Santos Neto, Marilia Claret

Educação e realidade brasileira: 25 obras do século XX no campo da pedagogia

Como nos é apresentada a realidade brasileira em suas relações com a educação, em obras do século XX, no campo da Pedagogia? É esta a questão que norteou o presente trabalho, considerando que os conceitos de "realidade" e de "realidade brasileira" apresentam uma multiplicidade de acepções em sua complexidade. E foi exatamente este o nosso objetivo: trazer a variedade de representações dessa mesma "realidade" em obras de autores brasileiros no campo da Pedagogia.

É preciso deixar claro, entretanto, que não se tratou de construir o conceito de realidade brasileira, considerando... [Leia mais]
Descrição
Como nos é apresentada a realidade brasileira em suas relações com a educação, em obras do século XX, no campo da Pedagogia? É esta a questão que norteou o presente trabalho, considerando que os conceitos de "realidade" e de "realidade brasileira" apresentam uma multiplicidade de acepções em sua complexidade. E foi exatamente este o nosso objetivo: trazer a variedade de representações dessa mesma "realidade" em obras de autores brasileiros no campo da Pedagogia.

É preciso deixar claro, entretanto, que não se tratou de construir o conceito de realidade brasileira, considerando o conteúdo significativo da expressão. O que é realidade? O que é realidade brasileira? Se estas podem ser questões fundamentais da filosofia, da sociologia e de outras áreas do conhecimento porque, para Kosik (1986, p. 16), por exemplo, o esforço filosófico pode ser traduzido no empenho de destruir a pseudoconcreticidade (ilusão da realidade) para atingir a concreticidade (conhecimento adequado da realidade) _, não fizemos delas nosso objeto de estudo.

Preferimos discutir as relações entre as múltiplas determinações dessa "realidade" em suas relações com a atividade educacional em nosso país, o que também não significou mergulhar na análise das práticas educativas empíricas para o estudo do fenômeno educativo em sua objetividade concreta; também não se constituiu na análise da expressão, na literatura especificamente pedagógica, no sentido de explicitar como os teóricos da educação vêem e discutem essa relação; não se referiu nem mesmo à análise da relação dos diversos discursos, do campo da pedagogia, como uma representação da realidade brasileira.

Escolhemos evidenciar algumas obras significativas, do campo da pedagogia, que consideram a realidade brasileira. A obra, neste trabalho, pode referir-se a um livro ou a um artigo científico, a um tratado pedagógico, a um conjunto temático. Serão consideradas obras as que enunciem diretamente a temática "Educação e Realidade Brasileira" em seu título, ou as que não a enunciem em seu título mas cujo conteúdo articule os dois assuntos "educação" e "realidade brasileira" e as que, mesmo sem enunciá-los, abordem-nos de maneira significativa. Portanto, serão levadas em conta obras que introduzam uma temática específica na análise da realidade brasileira em suas relações com a educação; as que revelem a capacidade de gerar instrumentos críticos de análise do contexto educacional brasileiro; as que suscitem reflexões em que estão contempladas temáticas da educação e realidade brasileira; as que evidenciem um pensar brasileiro, em contposição à simples reprodução de pensamentos estrangeiros; as que apresentem problemas até então ignorados ou não tratados, ou as que elucidem ou aprofundem problemáticas já discutidas.

Dados Técnicos
Peso: 400g
ISBN: 9788578140274