Caminhos para transformação da escola - Vol.2 - Agricultura camponesa, educação politécnica e escolas do campo, livro de Roseli Salete Caldart et al. (org.)

Caminhos para transformação da escola - Vol.2 - Agricultura camponesa, educação politécnica e escolas do campo

O livro está organizado em duas partes. Na primeira parte estão quatro documentos produzidos em Seminários realizados entre 2012 e 2014, apresentados em ordem cronológica, para que fique mais explícito o movimento das discussões que lhes deu origem. O primeiro documento está centrado na construção de uma síntese (sempre provisória) de compreensão dos conceitos e dos debates atuais que permitem pensar nas possibilidades de relação entre agricultura camponesa e educação politécnica. O segundo formula algumas proposições em vista de materializar essas relações no trabalho da escola de educação... [Leia mais]
Descrição
O livro está organizado em duas partes. Na primeira parte estão quatro documentos produzidos em Seminários realizados entre 2012 e 2014, apresentados em ordem cronológica, para que fique mais explícito o movimento das discussões que lhes deu origem. O primeiro documento está centrado na construção de uma síntese (sempre provisória) de compreensão dos conceitos e dos debates atuais que permitem pensar nas possibilidades de relação entre agricultura camponesa e educação politécnica. O segundo formula algumas proposições em vista de materializar essas relações no trabalho da escola de educação básica do campo e em sua lógica de organização do plano de estudos. O terceiro documento sistematiza um debate específico sobre a educação profissional e suas relações com a educação básica, feito desde a análise particular de um dos cursos desenvolvidos pelo IEJC, atualmente identificado como “Técnico em Cooperativismo”. E o quarto abre uma discussão específica sobre uma das áreas do currículo, a do ensino das ciências da natureza, com vinculações nem sempre percebidas com a temática da reforma agrária e da agricultura. Chama atenção ao referencial teórico que permite estabelecer as conexões necessárias ao conhecimento científico das relações entre natureza, trabalho humano e sociedade e que não é o hegemônico hoje nas escolas, bem como nos próprios processos de produção da ciência sob a égide do modo de produção capitalista.

Dados Técnicos
Páginas: 240
Peso: 200g
ISBN: 9788577432516