Folhas de relva - Edição do leito de morte, livro de Walt Whitman

Folhas de relva - Edição do leito de morte

editora: HEDRA
Tradução de Bruno Gambarotto

Folhas de relva - Edição do leito de morte ocupa o lugar de livro fundador da poesia norte-americana moderna. Esta edição - a única autorizada pelo autor - que a Hedra apresenta ao público brasileiro pela primeira vez acompanhada de notas, fotos e de uma esclarecedora introdução, é fruto de anos de pesquisas do estudioso Bruno Gambarotto, cuja esmerada tradução será abrigada no site Whitman Archive como uma das mais representativas traduções dessa obra para o português. Ignorado e ridicularizado pela crítica de seu tempo, fosse pelo caráter experiment... [Leia mais]
Descrição
Tradução de Bruno Gambarotto

Folhas de relva - Edição do leito de morte ocupa o lugar de livro fundador da poesia norte-americana moderna. Esta edição - a única autorizada pelo autor - que a Hedra apresenta ao público brasileiro pela primeira vez acompanhada de notas, fotos e de uma esclarecedora introdução, é fruto de anos de pesquisas do estudioso Bruno Gambarotto, cuja esmerada tradução será abrigada no site Whitman Archive como uma das mais representativas traduções dessa obra para o português. Ignorado e ridicularizado pela crítica de seu tempo, fosse pelo caráter experimental de seu verso, fosse pela abertura à polêmica, tratando sem restrições questões como a sexualidade e expondo uma religiosidade sem dogmas, as sete edições do livro - que cobrem um período de 1855 a 1892 - serviriam de veículo para que Whitman vazasse seu testemunho dos principais acontecimentos e debates de um período em que os Estados Unidos assumiam o partido da modernidade, entrando em conflito com estruturas sociais e políticas de raiz colonial, como a escravidão, ao mesmo tempo em que davam os primeiros passos imperialistas. A “Edição do leito de morte” marca o fim do processo de composição e organização do livro, reunindo quase 40 anos de uma produção poética ininterrupta, na qual as formas tradicionais da poesia dão lugar à pesquisa atenta a novas formas de expressão, bem como a sentimentos, opiniões e acontecimentos sem precedentes na constituição do cânone universal.

Sobre o autor

Walt Whitman (Huntington, 1819 - Camden, 1892) foi poeta, ensaísta e jornalista norte-americano. Filho de uma família numerosa e patriota, deixa a educação formal aos 11 anos para auxiliar o pai, carpinteiro e construtor, no sustento da família. Torna-se então aprendiz de gráfico, trabalhando em pequenos jornais da região de Long Island e, posteriormente, do Brooklyn, para onde os Whitman se mudam em busca de melhor sorte. Com o fracasso do pai, que não acompanha o boom da construção civil na cidade e retorna com os demais para a zona rural, o jovem passa a viver sozinho, prestando seus serviços em diversas publicações do Brooklyn e de Nova York até que o Pânico de 1837 - uma das maiores crises econômicas que o país conheceria - fechasse jornais e gráficas, fazendo com que o futuro poeta voltasse à ilha onde, após um curto período de docência em escolas rurais, abriria seu primeiro jornal, o Long Islander, antes de uma nova tentativa de firmar carreira na metrópole. Em 1855, Whitman traria pela primeira vez a público seu Folhas de Relva, cujo trabalho de composição e edição o acompanharia pelos mais decisivos anos da história norte-americana, atravessando o burburinho das ruas de uma Nova York que se modernizava, as enfermarias dos hospitais improvisados da Guerra Civil, em Washington D.C., e a doença e a pobreza de seus anos finais, quando o poeta enfim ganha o lugar de expoente da poesia norte-americana moderna, abrindo caminho às experiências literárias do século XX.

Dados Técnicos
Peso: 340g
ISBN: 9788577152469