Educação e Sociologia, livro de Émile Durkheim

Educação e Sociologia

editora: HEDRA
Educação e sociologia (1922), publicado após a morte de Durkheim, trata, em seu primeiro capítulo, de forma genérica, da necessidade de uma educação laica e universal que deve ser gerida pelo Estado, em consonância com ideais positivistas nos quais o autor se formou. No segundo, trata de distinguir educação e pedagogia segundo a ideia de que a educação é a "ação exercida sobre as crianças pelos pais e professores", enquanto a pedagogia "não consiste em ações, mas em teorias". O ensaio que constitui o terceiro capítulo, foi apresentado inicialmente como discurso de posse da cátedra de Ciênci... [Leia mais]
Descrição
Educação e sociologia (1922), publicado após a morte de Durkheim, trata, em seu primeiro capítulo, de forma genérica, da necessidade de uma educação laica e universal que deve ser gerida pelo Estado, em consonância com ideais positivistas nos quais o autor se formou. No segundo, trata de distinguir educação e pedagogia segundo a ideia de que a educação é a "ação exercida sobre as crianças pelos pais e professores", enquanto a pedagogia "não consiste em ações, mas em teorias". O ensaio que constitui o terceiro capítulo, foi apresentado inicialmente como discurso de posse da cátedra de Ciência da Educação na Universidade de Sorbonne em 1902 e trata da posição da pedagogia no quadro mais amplo da sociologia. O último, originalmente apresentado como aula inaugural de um curso de aperfeiçoamento profissional dirigido a ingressantes na carreira docente, trata das várias formas que tomou o ensino secundário na história francesa.

Sobre o autor

Émile Durkheim (Épinal, 1858--Paris, 1917) nasceu em uma família de rabinos de oito gerações, mas recusou-se a tornar-se rabino e ingressou na École Normale Supérieure (1879). Torna-se professor em Bordeaux, onde cria o primeiro departamento de sociologia (1895) e dedica-se aos cursos de pedagogia e sociologia. Fundou a revista L'Année sociologique (1898). Em 1902 transfere-se para a Faculdade de Letras da Universidade de Paris. Escreveu De la division du travail sociale (Sobre a divisão social do trabalho, 1893), Les Règles de la méthode sociologique (As regras do método sociológico, 1895), Le Suicide (O suicídio, 1897) e Les Formes élémentaires de vie religieuse (As formas elementares da vida religiosa, 1912).

Dados Técnicos
Peso: 230g
ISBN: 9788577152186