Manifesto Comunista, livro de Karl Marx, Friedrich Engels

Manifesto Comunista

editora: HEDRA
Manifesto Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei, 1848), publicado originalmente como “Manifesto do Partido Comunista”, foi encomendado pela Liga dos Comunistas e publicado em 21 de fevereiro de 1848. É um dos textos mais influentes do mundo, expondo o programa da Liga, e contando com uma análise da luta de classes, tanto a partir de uma perspectiva histórica, quanto contemporânea, e que trata do período em que se estabelecia o capitalismo e, consequentemente, a burguesia como classe dominante e sua luta permanente com o proletariado, na Europa do século XIX. O Manifesto, ainda que ... [Leia mais]
Descrição
Manifesto Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei, 1848), publicado originalmente como “Manifesto do Partido Comunista”, foi encomendado pela Liga dos Comunistas e publicado em 21 de fevereiro de 1848. É um dos textos mais influentes do mundo, expondo o programa da Liga, e contando com uma análise da luta de classes, tanto a partir de uma perspectiva histórica, quanto contemporânea, e que trata do período em que se estabelecia o capitalismo e, consequentemente, a burguesia como classe dominante e sua luta permanente com o proletariado, na Europa do século XIX. O Manifesto, ainda que tenha incorporado elementos de outros pensadores, constituiu as bases da teoria sobre as classes sociais no capitalismo e a luta de classes, fundamentando os princípios do marxismo. Ainda que a autoria do Manifesto seja historicamente atribuída a Marx e Engels, este último foi responsável somente pela elaboração de seus primeiros rascunhos e a redação foi realizada por Marx.

Sobre o autor

Karl Marx (Trier, 1818–Londres, 1883), intelectual revolucionário alemão e um dos principais ideólogos do comunismo moderno, atuou como filósofo, economista,historiador e teórico político. Estudou na Universidade de Bonn e depois na Universidade de Berlim, onde Hegel era professor. Em Berlim, participou do Clube dos Doutores e, perdendo o interesse pelo direito, passou ao estudo da filosofia. Fez parte da esquerda hegeliana, em 1841 doutorou-se em filosofia e, no ano seguinte, tornou-se redator-chefe da Gazeta Renana de Colônia. Ainda em 1842, conhece Engels e passa, posteriormente, a dirigir os Anais Franco-Alemães em Paris.Em 1843, vincula-se à Liga dos Justos, futura Liga dos Comunistas, quando passa a estudar e escrever sobre economia política, socialismo e história da França, aderindo ao socialismo. Expulso do território francês em 1845, se estabelece em Bruxelas onde escreve, junto com Engels, o Manifesto Comunista, quando é novamente expulso e parte para Colônia, fundando, também com Engels, a Nova Gazeta Renana. Estabelece-se finalmente em Londres, onde participa da Associação Internacional dos Trabalhadores, ou “Primeira Internacional”.

Friedrich Engels (Barmen, 1820–Londres, 1895), revolucionário alemão, desenvolveu, junto com Marx, o chamado “socialismo científico”. Filho mais velho de um industrial da tecelagem, viveu em Berlim e depois em Manchester, onde conheceu Marx, em 1842, ao se envolver com o jornalismo radical e a política. Ao voltar à Alemanha em 1844, passou por Paris, onde reencontrou Marx, aproximando-se dele definitivamente. Em Bruxelas, auxiliou na formação da Liga dos Comunistas. Morou em Colônia e participou como fundador da Nova Gazeta Renana. Em 1849, tomou parte de um levante no sul da Alemanha e, com seu fracasso, voltou à Inglaterra. Em Manchester, volta a trabalhar na empresa de seu pai e passa a sustentar Marx. Com a morte de Marx, trabalhou na preparação e na publicação dos dois últimos volumes de O Capital. Investiu seu tempo em outras produções teóricas e teve significativa influência na social-democracia alemã.

Dados Técnicos
Peso: 170g
ISBN: 9788577151912