O Primeiro Hamlet In-Quarto de 1603, livro de William Shakespeare

O Primeiro Hamlet In-Quarto de 1603

editora: HEDRA
assunto:
O primeiro Hamlet (1603) é a peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca tal como teria sido encenada pela primeira vez. Embora seja um dos textos mais analisados de toda a literatura ocidental, um fato básico costuma ser ignorado: a existência de três Hamlets – a saber, o Primeiro In-quarto (Q1) (1603), o Segundo In-quarto (Q2) (1604-05) e o Fólio (F) (1603). As diferenças mais óbvias entre as três versões dizem respeito à extensão, estrutura, caracterização e nomes dos personagens, e às rubricas. Com estrutura compacta e coesa, personagens mais nitidamente delineados, rubricas sumame... [Leia mais]
Descrição
O primeiro Hamlet (1603) é a peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca tal como teria sido encenada pela primeira vez. Embora seja um dos textos mais analisados de toda a literatura ocidental, um fato básico costuma ser ignorado: a existência de três Hamlets – a saber, o Primeiro In-quarto (Q1) (1603), o Segundo In-quarto (Q2) (1604-05) e o Fólio (F) (1603). As diferenças mais óbvias entre as três versões dizem respeito à extensão, estrutura, caracterização e nomes dos personagens, e às rubricas. Com estrutura compacta e coesa, personagens mais nitidamente delineados, rubricas sumamente performáticas, e apelando mais à ação do que à introspecção, mais à emoção do que ao intelecto, o Primeiro Hamlet encerra um texto de extrema teatralidade, com eventos que se desenrolam com rapidez, rumo à catástrofe, configurando uma vigorosa tragédia de ação e vingança. O leitor tem em mãos a tradução inédita da obra mais canônica da literatura ocidental, conforme ela teria sido representada pela primeira vez, em 1603.

Sobre o autor

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 - id.,1616, poeta, dramaturgo e ator, é hoje considerado pelos estudiosos e críticos literários um dos maiores, se não o maior nome da dramaturgia e da poesia mundial. Filho de John Shakespeare, próspero comerciante, e de Mary Arden, descendente de uma rica família católica, tudo o que se sabe de Shakespeare deriva de duas fontes relativamente escassas: dos documentos e registros da época e das alusões de contemporâneos a sua obra. Em 1582, aos dezoito anos, casa-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos, Susanna e os gêmeos Judith e Hamnet, seu único filho homem, que morreria aos 11 anos. Talvez amargurado com o casamento -- segundo suposições -- abandona a vila natal e parte para Londres, deixando para trás a família. Sua reputação começa a se estabelecer em 1588, como comediante e poeta dramático. Torna-se amigo e protegido do conde de Southampton, a quem dedica seus primeiros poemas narrativos Venus and Adonis (1593) e The Rape of Lucrece (1594). Já famoso, torna-se um dos mais abastados proprietários de Stratford e membro da companhia de Lord Chamberlain que, com a morte da rainha Elizabeth, passou a se chamar King's Men, recebendo o apoio de James I a partir de 1603. Após o incêndio do teatro Globe em 1613, durante a encenação de uma de suas últimas peças, Henry VIII, retira-se definitivamente para Stratford, onde falece em 1616. Shakespeare escreveu pelo menos 38 peças, entre dramas históricos, comédias e tragédias, das quais se destacam Romeo and Juliet (1594), Hamlet (1599-1600), Othello (1603), King Lear (1605) e Macbeth (1606). A densidade psicológica de seus personagens, o apuro linguístico e a profundidade com que descreveu a condição humana garantiram a Shakespeare a universalidade de uma obra que tem fascinado e cativado leitores há mais de quatro séculos.

Dados Técnicos
Peso: 250g
ISBN: 9788577151707