Stephen Herói, livro de James Joyce

Stephen Herói

editora: HEDRA
Tradutor: José Roberto O'Shea

Stephen Herói não é apenas a versão inicial e embrionária de um dos romances mais influentes do século XX. A dramática transfiguração sofrida pelo manuscrito original – que contava com mais de mil páginas e das quais restou “apenas” um terço – até sua publicação como Um retrato do artista quando jovem, em 1914, nos permite entrever, a um só tempo, tanto o método e o desenvolvimento da técnica narrativa de Joyce como um vívido panorama biográfico. Em fevereiro de 1904, Joyce, que havia acabado de completar 22 anos, começava a escrever Stephen Herói, m... [Leia mais]
Descrição
Tradutor: José Roberto O'Shea

Stephen Herói não é apenas a versão inicial e embrionária de um dos romances mais influentes do século XX. A dramática transfiguração sofrida pelo manuscrito original – que contava com mais de mil páginas e das quais restou “apenas” um terço – até sua publicação como Um retrato do artista quando jovem, em 1914, nos permite entrever, a um só tempo, tanto o método e o desenvolvimento da técnica narrativa de Joyce como um vívido panorama biográfico. Em fevereiro de 1904, Joyce, que havia acabado de completar 22 anos, começava a escrever Stephen Herói, movido pela recusa do periódico Dana em publicar seu manifesto “Um retrato do artista”. Tinha início assim o périplo que o levaria a escrever cerca de mil páginas manuscritas sobre a emergência da consciência artística em Stephen Dedalus – personagem autobiográfico que retomará no Retrato e no Ulisses –, material que o autor refundiria e cristalizaria ao longo de uma década, em um dos romances mais importantes do século XX: Um retrato do artista quando jovem. Em conflito com a ortodoxia da igreja, da pátria e da família, munido de “silêncio, exílio e astúcia”, o jovem Dedalus representado nesta brilhante coleção de “epifanias” é dos retratos mais fascinantes e ricamente detalhados do desenvolvimento intelectual de um jovem artista. Inédito em língua portuguesa.

Sobre o autor

James Joyce nasceu em Dublin, em 1882. Estudou literatura e medicina antes de dedicar-se integralmente à carreira de escritor. Romancista, contista e poeta, Joyce é considerado um dos escritores mais importantes do século XX, por livros como Dublinenses, Retrato do artista quando jovem, Ulysses e Finnegans wake. Morreu em Zurique, em 1941.

Dados Técnicos
Peso: 310g
ISBN: 9788577150960
Resenhas
resenha:  Esboço de um gênio da modernidade, por Caetano Waldrigues Galindo [Estadão]