Educação e Infância: Na Era da Informação, livro de Leni Vieira Dornelles

Educação e Infância: Na Era da Informação

editora: MEDIACAO
assunto:
Este livro traz uma discussão em relação à infância - como educar as crianças frente aos apelos de consumo, de uso da tecnologia e de outros artefatos culturais que vêm sendo produzidos para elas? No capítulo inicial, Maria Isabel Edelweisss Bujes eLeni Vieira Dornelles, organizadoras da publicação, analisam o caráter histórico e socialmente construído de infância e as condições da Educação Infantil na contemporaneidade frente aos desafios da era da informação, introduzindo os debates que lhessão decorrentes. Dentre eles, Mariangela Momo aborda, no segundo capítulo, a forte influência da mí... [Leia mais]
Descrição
Este livro traz uma discussão em relação à infância - como educar as crianças frente aos apelos de consumo, de uso da tecnologia e de outros artefatos culturais que vêm sendo produzidos para elas? No capítulo inicial, Maria Isabel Edelweisss Bujes eLeni Vieira Dornelles, organizadoras da publicação, analisam o caráter histórico e socialmente construído de infância e as condições da Educação Infantil na contemporaneidade frente aos desafios da era da informação, introduzindo os debates que lhessão decorrentes. Dentre eles, Mariangela Momo aborda, no segundo capítulo, a forte influência da mídia sobre as crianças de todas as classes sociais, que configura novos modos de ser criança, de ser aluno e de viver a infância, discutindo os reflexosdisso nas famílias e nas escolas. O que o cinema tem a dizer sobre a criança? - é o tema de Fabiana de Amorim Marcello, no capítulo três, que mostra como essa instância cultural pode nos auxiliar a compreender a infância em outros tempos e seus reflexos nos tempos modernos. Karyne Dias Coutinho e Leni Vieira Dornelles, trazendo um tema que diz respeito a todos os pais e educadores, analisam, no terceiro e quarto capítulos respectivamente, os espaços infantis em shopping centers, os videogames eas tecnologias de informação em termos da relação das crianças com esses artefatos culturais, que produzem o surgimento de uma infância diferente no cenário social, desafiando pais e educadores a adotar outras posturas frente a isso. Complementandoessa discussão, Maria Isabel Edelweiss Bujes, no último capítulo, questiona a publicidade veiculada sobre roupas e objetos de consumo pelas crianças, alertando sobre o perigoso poder da mídia sobre os desejos infantis que se estende à família e às escolas.

Dados Técnicos
Páginas: 160
Peso: 300g
ISBN: 9788577060801