Sugestões para a Sala de Aula: Como Formigas Caminhando numa Trilha, livro de José Auri Cunha (org.)

Sugestões para a Sala de Aula: Como Formigas Caminhando numa Trilha

editora: ÁTOMO
Antes de ler a 1ª parte, o professor poderá propor a exploração da sugestão do título do livro:

- O que o título faz você lembrar?
- Como é o caminhar das formigas na trilha?
- Como a formiga descobre o caminho que deve percorrer?
- Quem comanda a fila de formigas?
- Que escolhas a formiga pode fazer quanto ao percurso?
- O que você acha que vai acontecer nesta história?
- Quais serão as personagens principais deste texto? Em seguida, o professor lê a primeira parte da história, "Escolher...que difícil!", valendo-se de sua criatividade quanto à metod... [Leia mais]
Descrição
Antes de ler a 1ª parte, o professor poderá propor a exploração da sugestão do título do livro:

- O que o título faz você lembrar?
- Como é o caminhar das formigas na trilha?
- Como a formiga descobre o caminho que deve percorrer?
- Quem comanda a fila de formigas?
- Que escolhas a formiga pode fazer quanto ao percurso?
- O que você acha que vai acontecer nesta história?
- Quais serão as personagens principais deste texto? Em seguida, o professor lê a primeira parte da história, "Escolher...que difícil!", valendo-se de sua criatividade quanto à metodologia da leitura e explorando a expressividade da fala, dos gestos, de materiais diversos. Pode-se propor a montagem de uma maquete ou de um mural com a cena que se vê no quarto de Laura. Uma dramatização muda dessa primeira cena seria bastante apropriada para a empatia com a problemática que a personagem experimenta. Pode-se pedir que as crianças representem a cena simultaneamente, uma servindo de espelho para a outra.

A criança recebe seu livro após a leitura pelo professor e a encenação, quando poderá ter um tempo só para a exploração do livro. É importante deixar que vejam e que expressem suas sensações ao manusearem o livro.

Dados Técnicos
Peso: 170g
ISBN: 9788576700913