Psicologia da Criança e da Educação, livro de João dos Santos Carmo, Priscila Mara de Araújo Gualberto

Psicologia da Criança e da Educação

editora: EDUFSCAR
A Psicologia da Educação constitui-se em importante área de investigação e aplicação dos conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento ao campo educacional. Inicialmente partiu de noções ingênuas e ideologicamente comprometidas com a manutenção de um ensino unidirecional cuja responsabilidade de aprender cabia unicamente ao aluno. No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, a Psicologia da Educação estava comprometida com programas de “higiene mental” dos alunos e sua prática estava pautada na aplicação de testes de inteligência e de personalidade com... [Leia mais]
R$ 38,00
preço de capa: R$ 47,40
economia de: R$ 9,40 (20%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$12,67 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
A Psicologia da Educação constitui-se em importante área de investigação e aplicação dos conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento ao campo educacional. Inicialmente partiu de noções ingênuas e ideologicamente comprometidas com a manutenção de um ensino unidirecional cuja responsabilidade de aprender cabia unicamente ao aluno. No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, a Psicologia da Educação estava comprometida com programas de “higiene mental” dos alunos e sua prática estava pautada na aplicação de testes de inteligência e de personalidade como forma de classificar e incluir ou excluir os indivíduos do processo de escolarização. A mudança de perspectiva da Psicologia da Educação só passou a ocorrer a partir da segunda metade do século passado, vindo a consolidar-se como uma das ciências da Educação. A perspectiva apresentada na presente obra é de uma Psicologia da Educação que entende os indivíduos como sujeitos de suas ações, em constante mudança e em relação com o mundo. Um indivíduo que transforma e é transformado a partir de suas próprias ações, que modifica o mundo e é, por sua vez, modificado por este. Nesse sentido, os processos envolvidos no desenvolvimento e na aprendizagem são múltiplos e bastante diversificados. A obra apresenta os fundamentos da Psicologia que dão base ao trabalho do professor em sala de aula. Inicialmente esboça uma concepção de sujeito como um complexo composto de três histórias em interação: filogênese; sociogênese; ontogênese. Ao apresentar uma abordagem histórica da constituição dos indivíduos, recorre a alguns dados advindos da Antropologia, Sociologia, Biologia, Etologia e, evidentemente, das pesquisas em Psicologia, a fim de compor um terreno propício ao questionamento dos conceitos de criança e infância e ao entendimento dos aspectos relativos ao desenvolvimento, à aprendizagem, ao planejamento, ao ensino e à avaliação.

Dados Técnicos
Páginas: 140
Peso: 420g
ISBN: 9788576004752