Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos - Pesquisas e experiências para um ensino inovador, livro de Betania Leite Ramalho, Isauro Beltran Nunez (orgs.)

Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos - Pesquisas e experiências para um ensino inovador

Galperin, na busca de uma melhor compreensão de como se produz o processo da formação das ações psíquicas internas e, a partir disso, dirigir de forma mais efetiva o processo de ensino e de desenvolvimento, formulou os momentos funcionais da atividade e explicitou as etapas pelas quais passa a ação no processo de sua internalização. Para Galperin, assim como para outros continuadores de Vigotsky, o desenvolvimento psíquico da criança, desde o início, está mediatizado por sua educação e ensino. Dessa forma, uma correta organização do ensino pode levar ao desenvolvimento mental da criança, d... [Leia mais]
Descrição
Galperin, na busca de uma melhor compreensão de como se produz o processo da formação das ações psíquicas internas e, a partir disso, dirigir de forma mais efetiva o processo de ensino e de desenvolvimento, formulou os momentos funcionais da atividade e explicitou as etapas pelas quais passa a ação no processo de sua internalização. Para Galperin, assim como para outros continuadores de Vigotsky, o desenvolvimento psíquico da criança, desde o início, está mediatizado por sua educação e ensino. Dessa forma, uma correta organização do ensino pode levar ao desenvolvimento mental da criança, despertar diversos processos de desenvolvimento que, fora do ensino, podem ser, no geral, impossíveis. O ensino é, consequentemente, o aspecto internamente necessário e universal no processo do desenvolvimento na criança, não das peculiaridades naturais, mas as históricas da humanidade. Galperin retoma o princípio de internalização de Vigotsky, mas desenvolve as etapas que explicam a transformação do interpsíquico em intrapsíquico. (...) A Teoria de Galperin tem um valor importante e estratégico para a psicologia do desenvolvimento e especialmente para a Didática e a Pedagogia. Explica como se formam os processos mentais e as leis de sua formação (contribuição teórica) e mostra princípios metodológicos para organizar os processos de ensino e aprendizagem de forma efetiva (contribuição metodológica e prática). SOBRE OS ORGANIZADORES: Betania Leite Ramalho - Graduada em Pedagogia e Tecnóloga em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES / CHILE; Mestre em Educação pela UFPB (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (1993). Professora da UFPB entre 1981 e 1994; professora da UFRN desde 1995 e Profª Titular dessa Universidade desde 2010. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, na gestão 2000-2002 e Presidente dessa Associação no períopo 2003 -2005. Foi vice coodenadora do PPGEd da UFRN (1996-1997) e coordenadora no período 1998-2002. Coordenou o Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (FORPRED). Atuou como membro da Comissão de Especialistas do curso de Pedagogia e Normal Superior (SESU/MEC). Desde janeiro de 2011 foi cedida pelo MEC para exercer o cargo de Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Atua nas seguintes áreas: Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação de Processos Formativos, Vestibulares, Docência Universitária, Políticas de Acesso e Inclusão Universitária. Isauro Beltrán Nuñez - Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E. J. Varora Havana (1978), Graduação em Química pela Universidade de Havana (1980), Mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina. Atualmente é Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, na Formação do Professores de Ciências Naturais e na Formação de Conceitos Científicos nas perspectivas teóricas de A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Coordena a o Grupo de Estudos sobre a Teoria da Formação das Ações Mentais e dos Conceitos do Programa de PosGraduação em Educação da UFRN. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Pesquisador em Produtividade Pesquisa CNPq Nivel 1D. SOBRE OS AUTORES: Ademir Damazio - Licenciado em Matemática (UNIPLAC), Mestrado e Doutorado em Educação (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão - Graduação em Medicina (UFPE, 1986), mestrado em Bioquímica (UFPE, 1992), doutorado em Ciências/Bioquímica (UFPR, 1998) e pós-doutorado no Lab. de Bioquímica e Biologia Molecular (UFC, 2006). Professora do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal e dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (PPGEC e RENORBIO). Experiência voltada para o enfoque multidisciplinar da Biologia, tendo a Bioquímica como tema transversal. Área de Pesquisa: Formação de Conceitos. Alexandre Rezende - Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Brasília (1986), Especialista em Educação Física para Portadores de Deficiência pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, lotado na Faculdade de Educação Física, onde ministra disciplinas da Área de Conhecimentos Sócio-Filosóficos. Ministrou aulas na rede pública do Distrito Federal na área de Educação Física Especial, com ênfase em Psicomotricidade e Natação. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia do Esporte, com ênfase no estudo do ensino e da avaliação das Habilidades Táticas nos Esportes de Invasão. Está iniciando uma nova linha de pesquisa relacionada com o estudo das representações sociais do professor de Educação Física e dos conceitos relacionados com a corporeidade. Daiana Matias Duarte - Licenciado em Matemática (UNESC), Mestrado em Educação (UNESC). Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e da Faculdade SATC. Edenia Maria Ribeiro do Amaral - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, PPGEC, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Gloria Fariñas León - Profesora Titular y Licenciada en Psicología de la Universidad de La Habana (1972). Doctora en Psicología de la Universidad Estatal M. Lomonosov, Moscú (1983). Cátedra L. S. Vygotski de la Facultad de Psicología de la Universidad de La Habana. Héctor José García Mendoza - Matemático pela Universidad Central de las Villas, mestre em Informática Educativa pela Universidad de Matanzas ambas em Cuba, Doutor em Psicopedagogía pela Universidad de Jaén, Espanha. Professor de Educação Matemática na Universidade Federal de Roraima e do mestrado profissionalizante em Ensino de Ciência na Universidade Estadual de Roraima. Helaine Sivini Ferreira - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ivanilde Alves Monteiro - Doutora em Educação pela Universidade do Minho - Braga - Portugal, professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na docência e em pesquisas na área da formação inicial de professores especificamente com as questões didáticas e a construção da identidade profissional docente. José Everaldo Pereira - Licenciado em Matemática pela Universidade Metodista, SP, especialista em Docência para o Ensino Superior pela FACEX-RN, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolve pesquisas na área de Formação Docente e Formação de Habilidades, fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural com foco na Teoria da Atividade de Leontiev e na Teoria de Assimilação por Etapas Mentais de Galperin. Tem mais de vinte anos como professor e atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na área de Matemática, desde 2006. No IFRN atua desde 2009 como Coordenador de Acesso Discente e desde 2013 é Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada (COMFOR). José Ricardo Campelo Arruda - Professor Adjunto D.E., ex-Diretor do Instituto de Física da UERJ, ex-Pró-Reitor de Graduação da UERJ. Luis Quintanar - Doctor en Psicología de la Universidad Estatal de Moscú. Profesor Investigador y Coordinador de la Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, miembro del Sistema Nacional de investigadores de México, Profesor invitado de especialización en Neuropsicología Infantil de la Universidad Javeriana de Cali, Colombia y del Master en Neuropsicología Cognitiva de la Universidad de Sevilla, España. Marcus Vinícius de Faria Oliveira - Professor do IFRN – Natal Campus Cidade Alta - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Oscar Tintorer Delgado - Físico pela Universidad de la Habana, doutor em Ciência e Técnica pela Universidad Central de las Villa, ambas em Cuba. Coordenador da licenciatura em física e professor permanente do mestrado profissionalizante em Ensino de Ciência na Universidade Estadual de Roraima. Petronildo Bezerra da Silva - Licenciado em Química pela UFRPE, Doutor em Educação pela UFPE, professor adjunto do Centro de Educação da UFPE, com interesse em pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e aprendizagem em ciências baseados na Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas de Galperin. Risonilta Germano Bezerra de Sá - Licenciada em Biologia (UFRPE, 1986), Mestre em Ensino das Ciências/ Biologia (PPGEC-UFRPE, 2007), Doutoranda em Ensino de Ciências (PPGEC-UFRPE, 2013). Professora das Secretarias de Educação da cidade do Recife e do Estado de Pernambuco. Áreas de interesse em pesquisa: Formação de Conceitos, Ensino de Biologia, Estudo de Surdos. Yulia Solovieva - Doctora en Psicología de la Universidad Estatal de Moscú. Profesor Investigador de la Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Directora del Instituto de Neuropsicología y Psicopedagogía de Puebla, A. C., Coordinadora General de la Unidad Universitaria de Neuropsicología, del Hospital Universitario de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Miembro del Comité de Tutores del Doctorado en Ciencias de educación de la Universidad Iberoamericana, Profesor invitado de especialización en Neuropsicología Infantil de la Universidad Javeriana de Cali, Colombia y del Master en Neuropsicología Cognitiva de la Universidad de Sevilla, España, miembro del Sistema Nacional de investigadores de México. Zélia Maria Soares Jófili - Graduação em Sociologia Política (ISCPS-PE, 1974), mestrado em Tecnologia da Educação (INPE-SP, 1976) e doutorado em Educação (Surrey University-UK, 1996). Professora dos Programas de Pós-graduação da UFRPE (PPGEC e PPGTEG). Áreas de Pesquisa: Formação de Professores e Formação de Conceitos.

Dados Técnicos
Páginas: 432
Peso: 536g
ISBN: 9788575914649