Diálogos na Perspectiva Histórico-Cultural, livro de Luci Banks-Leite, Ana Luiza Bustamante Smolka, Daniela Dias dos Anjos

Diálogos na Perspectiva Histórico-Cultural

assunto:
Esta coletânea originou-se do Seminário Vygotski: teoria e método - perspectivas em debate, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp no ano de 2013. Organizado por membros do Grupo de Pesquisas Pensamento e Linguagem (GPPL), o evento reuniu pesquisadores que trabalham na perspectiva histórico-cultural em psicologia, com o objetivo de discutir estudos que enfocam questões do desenvolvimento humano, colocando em pauta o referencial teórico da Clínica da Atividade (CA), concebido pelo Professor Yves Clot e seus colaboradores do Conservatoire National des Arts et Métiers, CNAM, de Paris.[Leia mais]
Descrição
Esta coletânea originou-se do Seminário Vygotski: teoria e método - perspectivas em debate, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp no ano de 2013. Organizado por membros do Grupo de Pesquisas Pensamento e Linguagem (GPPL), o evento reuniu pesquisadores que trabalham na perspectiva histórico-cultural em psicologia, com o objetivo de discutir estudos que enfocam questões do desenvolvimento humano, colocando em pauta o referencial teórico da Clínica da Atividade (CA), concebido pelo Professor Yves Clot e seus colaboradores do Conservatoire National des Arts et Métiers, CNAM, de Paris.

Os textos aqui reunidos contribuem para os debates sobre concepções de desenvolvimento e o processo de humanização; o uso de instrumentos em contexto de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento da atividade e o desenvolvimento psicológico; a dimensão afetiva do desenvolvimento humano. A partir de análises de pesquisas empíricas realizadas em diferentes contextos e situações de trabalho, esses estudos evidenciam pressupostos comuns assim como divergências com relação aos aspectos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade.

Dados Técnicos
Páginas: 306
Peso: 331g
ISBN: 9788575914281