Descrição
A intenção desta coletânea é socializar e fomentar reflexões para que a docência universitária se torne cada vez mais um objeto de estudo, pesquisa e teorização. Teorizar não no sentido de elaborar um discurso abstrato, formal, estéril e alheio à realidade; teorizar no sentido de ver a realidade por outro olhar, por outro ângulo, por outra perspectiva, por outro enfoque. É essa teorização que evita o que foi diagnosticado por Nóvoa de lógica excesso-pobreza: excesso de retórica política, excesso de linguagens dos especialistas internacionais, excesso do discurso científico-educacional; pobreza das políticas educativas, pobreza dos programas de formação de professores, pobreza das práticas pedagógicas. Os textos que compõem a coletânea têm a pretensão de contribuir para que docentes, gestores, especialistas, mestrandos e doutorandos em Educação, possam teorizar sobre suas próprias práticas e sobre as perspectivas didáticas que estão sendo desenvolvidas nas aulas universitárias nas diversas experiências formativas.
A presente coletânea, intitulada Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas, como o próprio título indica, tem a pretensão de realizar um conjunto de reflexões e aportes sobre os pressupostos teóricos e as perspectivas didáticas no cenário atual da docência universitária. O livro teve sua gênese no grupo de pesquisa Improvisação Docente no Contexto da Expansão da Educação Superior, sob a coordenação do professor doutor Altair Alberto Fávero e desenvolvido junto ao programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo. Além de participantes diretos do projeto, somam-se outros colaboradores, de outras instituições, inclusive internacionais, que gentilmente contribuíram com seus escritos para dar corpo a esta coletânea.
Posição #19732 na lista de mais vendidos da Livraria 30porcento.
Dados Técnicos
Páginas: 312
Peso: 431g
ISBN: 9788575913758