Língua Espraiada, livro de Claudia Rosa Riolfi

Língua Espraiada

Língua Espraiada é o modo como a Língua Portuguesa tem aparecido em diversos níveis de ensino: desarticulada. Está presente na produção de pessoas em posição de impotência como relação à vontade de dizer. Elas querem falar, ler e escrever, mas, ao tentar fazê-lo, ficam sem os meios para realizar as operações discursivas com e sobre a linguagem. O resultado são textos estilhaçados e sem ancoragem no corpo próprio.

O livro explora esse novo sintoma a partir de preocupações com o tratamento pedagógico a ser dado a ele. Busca ser um auxiliar para todos que se empenham para garantir a ... [Leia mais]
Descrição
Língua Espraiada é o modo como a Língua Portuguesa tem aparecido em diversos níveis de ensino: desarticulada. Está presente na produção de pessoas em posição de impotência como relação à vontade de dizer. Elas querem falar, ler e escrever, mas, ao tentar fazê-lo, ficam sem os meios para realizar as operações discursivas com e sobre a linguagem. O resultado são textos estilhaçados e sem ancoragem no corpo próprio.

O livro explora esse novo sintoma a partir de preocupações com o tratamento pedagógico a ser dado a ele. Busca ser um auxiliar para todos que se empenham para garantir a continuidade do sucesso do ensino da Língua Portuguesa. Por meio da análise de versões de textos, mostra que: 1) Esse modo do falante e relacionar com a língua não pode ser cernido pelas categorias já descritas na gramática e na linguística; 2) Ele surge na produção de falantes que não administram a própria divisão subjetiva; e 3) Esse novo sintoma escolar gera sofrimento na medida em que mantém o falante em uma espécie de prisão solitária, tanto ao ler quanto ao escrever textos.

Como a língua Espraiada coloca em risco a possibilidade de continuidade de sucesso do ensino da Língua Portuguesa, ela convoca nossa responsabilidade subjetiva. Assim, este volume é um convite para que cada professor se implique na construção de soluções singulares para uma epidemia que, se não controlada, tende a agravar a sensação de que a produção linguageira de nossos alunos costuma ficar bastante aquém do esperado com reação a idade ou grau de escolarização.

Dados Técnicos
Páginas: 332
Peso: 399g
ISBN: 9788575913475