Reflexões Sobre a Formação Inicial de Professores no Pibid, livro de Fernanda Borges Andrade Dantas

Reflexões Sobre a Formação Inicial de Professores no Pibid

assunto:
Produzido pela coordenação (de áreas, de gestão e institucional) do Pibid, UFTM 2011, este livro é uma espécie de síntese das experiências e aprendizados construídos durante o período de julho de 2011 a dezembro de 2013. Nesse período, tendo como base os objetivos do Pibid propostos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um grupo composto por 13 professores, das diversas licenciaturas da UFTM (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História, Geografia, Química, Física e Matemática), buscou criar oportunidades para que os 142 licenciandos e os... [Leia mais]
R$ 50,00
preço de capa: R$ 62,00
economia de: R$ 12,00 (19%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$16,67 sem juros.
Apenas 3 em estoque.
Descrição
Produzido pela coordenação (de áreas, de gestão e institucional) do Pibid, UFTM 2011, este livro é uma espécie de síntese das experiências e aprendizados construídos durante o período de julho de 2011 a dezembro de 2013. Nesse período, tendo como base os objetivos do Pibid propostos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um grupo composto por 13 professores, das diversas licenciaturas da UFTM (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História, Geografia, Química, Física e Matemática), buscou criar oportunidades para que os 142 licenciandos e os 19 supervisores, todos integrantes do Pibid 2011, pudessem dimensionar a prática pedagógica a partir do conhecimento das demandas educacionais contemporâneas. Consequentemente, o resultado da observação sistemática desses movimentos que circundam a formação para a docência é o material de base para as reflexões aqui apresentadas. O pressuposto assumido nos artigos que compõem o livro é o de que, para construir uma formação docente que resulte na transformação da escola, é necessário problematizar as concepções e o como são formados os professores nos cursos de licenciaturas. Diante disso, nos artigos que compõem este volume, está presente um dos principais objetivos do Pibid, que é romper com a dicotomia teoria-prática e a falta de integração entre o que se ensina na universidade e o que se ensina na escola. As reflexões e relatos demonstram a realização de ações que possibilitem ao licenciando vivenciar um processo de formação centrado na construção de diálogo entre conceitos e atividades de ensino, entre conceitos e modos de fazer a aula no dia a dia da escola.

Dados Técnicos
Páginas: 176
Peso: 200g
ISBN: 9788575913390