Gêneros de Texto no Dia-a-Dia do Ensino Fundamental, livro de Ana Maria de M. Guimarães, Daiana Campani-Castilhos, Rafaela Fetzner Drey

Gêneros de Texto no Dia-a-Dia do Ensino Fundamental

assunto:
Se você quer entrar em contato com sugestões diferentes para realizar um bom trabalho com leitura e produção de textos com seus alunos do ensino fundamental, este livro poderá auxiliá-lo! Se as suas aulas de língua materna são baseadas sempre em um mesmo “modelo”: leitura do texto, perguntas de interpretação e exploração de elementos gramaticais, como classes de palavras ou funções sintáticas, você precisa conhecer a proposta de ensino de gêneros textuais em seqüência didática!

Este livro é escrito por professoras de língua materna, que acreditam que a escola tem uma tarefa no ... [Leia mais]
R$ 37,62
preço de capa: R$ 38,00
economia de: R$ 0,38 (1%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$5,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$12,54 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
Se você quer entrar em contato com sugestões diferentes para realizar um bom trabalho com leitura e produção de textos com seus alunos do ensino fundamental, este livro poderá auxiliá-lo! Se as suas aulas de língua materna são baseadas sempre em um mesmo “modelo”: leitura do texto, perguntas de interpretação e exploração de elementos gramaticais, como classes de palavras ou funções sintáticas, você precisa conhecer a proposta de ensino de gêneros textuais em seqüência didática!

Este livro é escrito por professoras de língua materna, que acreditam que a escola tem uma tarefa no ensino-aprendizagem da língua; é um livro que nasce da experiência delas como docentes que têm um pé na academia, mas que estão sempre preocupadas com a sala de aula.

Procuram oferecer a você, professor do ensino fundamental, sugestões de como trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais, a fim de que você possa auxiliar seus alunos no desenvolvimento de efetivas competências relacionadas à leitura e à produção de textos pertencentes a esses gêneros.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

O QUE É, PARA VOCÊ, O TRABALHO COM TEXTO NA ESCOLA? A PROPOSTA DE TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS
Gêneros X tipos: algumas confusões na escola
Sugestões de trabalho com os gêneros: a seqüência didática

O CONTO HUMORÍSTICO INFANTIL
A caracterização do gênero
Textos que podem ser utilizados nas oficinas
As oficinas

NEM TUDO SÃO FLORES
A caracterização do gênero
A seqüência didática
Ponderações sobre os resultados
Repensando a seqüência didática apresentada

GÊNERO DIÁRIO EM DIFERENTES CONTEXTOS: REAL OU VIRTUAL?
O blog como contexto virtual para o trabalho com gêneros
O gênero diário pessoal
A seqüência didática

CONSTRUINDO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA NARRATIVA
O autor e o narrador
O espaço
A seqüência narrativa e a organização temporal
Os personagens típicos

Sobre as autoras

Ana Maria é professora universitária e pesquisadora do Programa de Pós Graduação (PPG) no curso de mestrado em Lingüística Aplicada da UNISINOS, Aprendizagem de Língua Materna.

Daiana é mestra, formada na Unisinos (PPG), trabalha em uma faculdade (FACCAT-RS) e professora do ensino fundamental, em uma escola municipal de Novo Hamburgo. Rafaela é doutoranda da CAPES, Unisinos (PPG) e professora de Língua Portuguesa em escola estadual na cidade de Gramado.

http://www.generosdetexto.com.br/

Dados Técnicos
Peso: 300g
ISBN: 9788575910924