A escola possível: democracia, participação, autonomia, livro de Juan Delval

A escola possível: democracia, participação, autonomia

Tradução: Carmen Scriptori

Obra de leitura obrigatória para aqueles que almejam o desenvolvimento como meta da educação, A escola possível apresenta idéias viáveis para organizar uma escola que vise “formar indivíduos mais felizes e que possam contribuir para a convivência em uma sociedade democrática; indivíduos mais adaptados, entendendo que adaptação não quer dizer submissão a normas exteriores, mas uma modificação da situação externa”. Fundamentada numa perspectiva construtivista, traz as contribuições de um autor que, além de vasta cultura, possui inúmeros estudos, ao long... [Leia mais]
R$ 63,00
preço de capa: R$ 77,00
economia de: R$ 14,00 (18%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$21,00 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
Tradução: Carmen Scriptori

Obra de leitura obrigatória para aqueles que almejam o desenvolvimento como meta da educação, A escola possível apresenta idéias viáveis para organizar uma escola que vise “formar indivíduos mais felizes e que possam contribuir para a convivência em uma sociedade democrática; indivíduos mais adaptados, entendendo que adaptação não quer dizer submissão a normas exteriores, mas uma modificação da situação externa”. Fundamentada numa perspectiva construtivista, traz as contribuições de um autor que, além de vasta cultura, possui inúmeros estudos, ao longo de sua vida, voltados à educação e à psicologia e que dialoga, nos diversos capítulos, com as idéias e pesquisas de outros importantes estudiosos da educação.

Redigida de maneira clara e objetiva, trazendo situações concretas e suscitando inúmeras reflexões, aborda estas e outras questões referentes ao papel da escola na construção da autonomia. O autor mostra quão imprescindível é que a organização da escola e os procedimentos pedagógicos adotados sejam coerentes com os objetivos que se pretende atingir e com as especificidades de desenvolvimento da criança, pois, do contrário, o que estará sendo estimulado de fato será a obediência acrítica, o individualismo, a competição e a submissão.

Sobre o autor

Juan Delval é professor titular em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade Nacional de Educação a Distância, tendo anteriormente integrado as Universidades Complutense e Autônoma de Madri. Iniciou seu trabalho como pesquisador com Jean Piaget na Universidade de Genebra em meados dos anos 1960, investigando o desenvolvimento cognitivo e especialmente a construção das idéias das crianças e jovens sobre o mundo social. Fundamentado nesses estudos, tem se debruçado sobre suas aplicações na organização das atividades nas diversas dimensões da escola e, em decorrência destas, têm discutido as reformas educativas, analisando-as e propondo outras possibilidades mais coerentes como o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual.

É autor de mais de uma centena de artigos e entre seus livros podemos destacar: Los fines de la educación (Madri/México: Siglo XXI, 1990), El desarrollo humano (Madri/México: Siglo XXI, 1994), Moral, desarrollo y educación (com I. Enesco) (Madri: Anaya-Alauda, 1994).

No Brasil, o autor tem os seguintes livros publicados: Crescer e pensar. A construção do conhecimento na escola (Porto Alegre: Artes Médicas, 1998), Aprender a aprender (Campinas: Papirus, 1997), Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001), Introdução à prática do método clínico: Descobrindo o pensamento das crianças (Porto Alegre: Artmed, 2002) e Manifesto por uma escola cidadã (Campinas: Papirus, 2006).

Dados Técnicos
Peso: 370g
ISBN: 9788575910825