Pesquisa Sobre Vocabulário em Língua Estrangeira, livro de Matilde V.R. Scaramucci, Sandra R.B. Gattolin (Orgs.)

Pesquisa Sobre Vocabulário em Língua Estrangeira

assunto:
Até alguns anos atrás, a literatura sobre aquisição de língua estrangeira defendia, fortemente, a hipótese de que a aquisição do vocabulário ocorria implicitamente, por meio da exposição do aprendiz a um contexto de insumo rico, assim como acontece em língua materna. Comparando-se a quantidade de insumo existente nesses dois contextos, no entanto, fica fácil perceber que, em situações de ensino-aprendizagem de língua estrangeira como a que se tem no Brasil, o insumo, em geral, é limitado a algumas aulas semanais e, está, portanto, longe de oferecer as condições consideradas “ideais” dos con... [Leia mais]
R$ 52,00
preço de capa: R$ 64,00
economia de: R$ 12,00 (19%)
Frete Grátis
para pedidos acima de R$99,00 ou frete fixo de R$6,90 para todo o Brasil.
Parcele
sua compra em 3x de R$17,33 sem juros.
Apenas 1 em estoque.
Descrição
Até alguns anos atrás, a literatura sobre aquisição de língua estrangeira defendia, fortemente, a hipótese de que a aquisição do vocabulário ocorria implicitamente, por meio da exposição do aprendiz a um contexto de insumo rico, assim como acontece em língua materna. Comparando-se a quantidade de insumo existente nesses dois contextos, no entanto, fica fácil perceber que, em situações de ensino-aprendizagem de língua estrangeira como a que se tem no Brasil, o insumo, em geral, é limitado a algumas aulas semanais e, está, portanto, longe de oferecer as condições consideradas “ideais” dos contextos de língua materna. Uma ênfase mais explícita no vocabulário em sala de aula viria complementar e enriquecer o conhecimento adquirido implicitamente, contribuindo para a aceleração desse processo de aquisição.

Como, durante muitos anos, os estudos sobre vocabulário foram escassos, percebe-se um relativo desconhecimento sobre a natureza e outros aspectos do vocabulário em língua estrangeira, dificultando a inserção de atividades a ele relacionadas no processo de ensinar e aprender línguas.

O objetivo deste livro é, portanto, apresentar a professores de língua estrangeira em geral e, especificamente, de língua inglesa, assim como a pesquisadores interessados em questões de ensino-aprendizagem, resultados de pesquisas sobre vocabulário conduzidas no Brasil nos últimos anos. Seu grande diferencial está no fato de aliar conhecimentos teóricos recentes sobre vocabulário às restrições do nosso contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, trazendo implicações importantes para a prática de sala de aula.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Matilde V.R. Scaramucci e Sandra R.B. Gattolin

Capítulo 1
VISÕES SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVOCABULÁRIO EM AULAS DE ILE
Daniel Fernando Rodrigues

Capítulo 2
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUAESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA
Sandra Regina Buttros Gattolin

Capítulo 3
A COMPETÊNCIA LEXICAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOSAPRENDENDO A LER EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Matilde V. Ricardi Scaramucci

Capítulo 4
NÍVEIS DE CONHECIMENTO LEXICAL RESULTANTESDA AQUISIÇÃO INCIDENTAL DE VOCABULÁRIO PORMEIO DA LEITURA EXTENSIVA
Jocelia Pizzamíglio Basso

Capítulo 5
O ENSINO E A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO EM LE NO BRASIL:ABORDAGEM DIRETA OU INDIRETA?
Marcelo Zilles

Capítulo 6
OS EFEITOS DA HIPERMÍDIA NO APRENDIZADO IMPLÍCITO DE VOCABULÁRIO EM LE
Patrícia Nora de Souza e Denise Bértoli Braga

Capítulo 7
TESTE DE VOCABULÁRIO SIM/NÃO DE PORTUGUÊSCOMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Marisa Kimie Morita e Paul Meara

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 9788575910696