Contra o consenso - Cultura escrita, educação e participação, livro de Luiz Percival Leme Britto

Contra o consenso - Cultura escrita, educação e participação

assunto:
Nessa obra, o autor argumenta, com muita propriedade, que o poder alienante das práticas lingüísticas se realiza justamente quando elas são desencarnadas, idealizadas, apartadas da prática social. Por isso, trata de reencarnar a linguagem, descrevê-la como elemento integrado a um mundo material e humano feito de relações desiguais e problemáticas. Por isso, aposta numa educação libertadora, onde o ensinar e o aprender estejam corajosamente orientados por um projeto de transformação social. Aposta numa educação na qual educadores e educandos possam falar, escutar, ler e escrever exercitando ... [Leia mais]
Descrição
Nessa obra, o autor argumenta, com muita propriedade, que o poder alienante das práticas lingüísticas se realiza justamente quando elas são desencarnadas, idealizadas, apartadas da prática social. Por isso, trata de reencarnar a linguagem, descrevê-la como elemento integrado a um mundo material e humano feito de relações desiguais e problemáticas. Por isso, aposta numa educação libertadora, onde o ensinar e o aprender estejam corajosamente orientados por um projeto de transformação social. Aposta numa educação na qual educadores e educandos possam falar, escutar, ler e escrever exercitando seu potencial criativo e transformador, conscientes do lugar onde estão e dos horizontes que podem vislumbrar.

Luiz Percival Leme Britto, doutor em Lingüística pelo IEL/Unicamp, é professor do programa de pós-graduação em Educação na Universidade de Sorocaba, presidente da Associação de Leitura do Brasil e membro da Ação Educativa.

Militante há mais de 20 anos na área da educação, publicou vários artigos sobre cultura escrita, leitura e educação lingüística. Com essa Editora, publicou A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical (1997).

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 9788575910177