A língua que me falta - Uma análise dos estudos em aquisição de linguagem, livro de Maria Teresa Guimarães de Lemos

A língua que me falta - Uma análise dos estudos em aquisição de linguagem

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Ligados, na sua origem, à psicologia positivista norte-americana, os estudos em aquisição de linguagem subitamente tomaram vulto no final dos anos 60, quando surgiram as pesquisas inspiradas pela então revolucionária Gramática Gerativa Transformacional. Os "convertidos imediatos", como foram chamados esses investigadores, chegaram a acreditar que encontrariam, nos dados colhidos nas falas de crianças, uma comprovação dos universais lingüísticos postulados por Chomsky. Como alguns já haviam previsto, este projeto de escrever uma gramática da Língua da criança foi um fracasso, no entanto, não... [Leia mais]
Descrição
Ligados, na sua origem, à psicologia positivista norte-americana, os estudos em aquisição de linguagem subitamente tomaram vulto no final dos anos 60, quando surgiram as pesquisas inspiradas pela então revolucionária Gramática Gerativa Transformacional. Os "convertidos imediatos", como foram chamados esses investigadores, chegaram a acreditar que encontrariam, nos dados colhidos nas falas de crianças, uma comprovação dos universais lingüísticos postulados por Chomsky. Como alguns já haviam previsto, este projeto de escrever uma gramática da Língua da criança foi um fracasso, no entanto, não deixou de dar lugar a uma descoberta: a de que a estranha sistematicidade encontrada na fala inicial das crianças não se deixava descrever pela Lingüística.

Assim, foi a partir de um fracasso que se abriu uma possibilidade de alteridade para a área. Confrontando-se com estruturas que não podiam decidir se pertenciam ou não à Língua, os investigadores foram convocados, num segundo momento, a transformá-las em dado empírico. Exigência que não encontra paralelo nem na Lingüística nem na Psicologia, áreas das quais supostamente os estudos em aquisição de linguagem dependem.

Mas poderia a fala da criança produzir uma falta no saber da Lingüística? E, supondo que sim, quais seriam as condições necessárias para transformar estas "estruturas" em fatos lingüísticos?

Com a contribuição de três autores - Lacan, Milner e Pêcheux - que abordam a posição singular da Lingüística no campo da ciência, a autora propõe-se aqui a recontar a história dos estudos em aquisição da linguagem, chegando, no seu terceiro momento, ao interacionismo e ao sociointeracionismo. Seria, então, nesse momento, que aquilo que falta da Língua, à criança, poderia ser nomeado?

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1: INTRODUÇÃO D'NGUA

A máquina paradoxal
O corpo paradoxal
Introdução d'língua

Capítulo 2: A PSICOLINGÜÍSTICA

"Um primeiro passo... na direção errada"
Aão e Eva, gênesis, pecado original: a psicolingüística com Chomsky

Capítulo 3: A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

"A no boy with no watch"
Alíngua da criança?

Capítulo 4: O SOCIOINTERACIONISMO

Uma questão ética
A outra face d'alíngua
Alíngua do outro?

BIBLIOGRAFIA

Sobre a autora

Maria Teresa Guimarães de Lemos é psicanalista e membro da Escola de Psicanálise de Campinas. Doutora em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). Coordenadora e professora no curso de Psicologia da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí.

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 9788575910047