Mídia, poder e contrapoder, livro de Dênis de Moraes (org.), Ignacio Ramonet e Pascual Serrano

Mídia, poder e contrapoder

editora: BOITEMPO
O livro 'Mídia, poder e contrapoder - da concentração monopólica à democratização da informação' reúne sete artigos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina. Na primeira parte, os autores analisam formas e efeitos da colonização do imaginário social pela mídia corporativa; a configuração atual do sistema midiático, sob forte concentração monopólica em torno de megagrupos e dinastias f... [Leia mais]
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Descrição
O livro 'Mídia, poder e contrapoder - da concentração monopólica à democratização da informação' reúne sete artigos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina. Na primeira parte, os autores analisam formas e efeitos da colonização do imaginário social pela mídia corporativa; a configuração atual do sistema midiático, sob forte concentração monopólica em torno de megagrupos e dinastias familiares; as estratégias de comercialização de produtos culturais e manifestações artísticas; a subordinação de informações de interesse coletivo a ambições lucrativas; a retórica em favor da 'liberdade de expressão', que dissimula a intenção de fazer prevalecer a liberdade de empresa sobre as aspirações coletivas; a perda de credibilidade da imprensa; e as implicações para a democracia. A primeira parte do livro é encerrada por uma discussão sobre liberdade de imprensa, apontada dentro do cenário do 'coronelismo', dos fluxos financeiros, mas também das possibilidades de produção contra-hegemônicas. A partir do reconhecimento das mutações comunicacionais na internet, expostas na segunda parte do livro, os autores avaliam premissas e práticas jornalísticas em rede e possibilidades de reversão do sistema a partir da digitalização que, ao mesmo tempo, priorizam conteúdos vinculados à justiça social, aos direitos humanos e à diversidade cultural. Para os autores, é imperativo exercitar, através do jornalismo crítico e colaborativo, um contrapoder na produção e na difusão alternativas.

Dados Técnicos
Páginas: 184
Peso: 300g
ISBN: 9788575593189