Carlito Maia, a irreverência equilibrista, livro de Erazê Martinho

Carlito Maia, a irreverência equilibrista

editora: BOITEMPO
"Companheiro de eras e veras do biografado, Erazê Martinho nosbrinda neste livro com recordações que vão do resgate da históriade Carlito à revivência de emoções indeléveis plantadas no coração.Exímio cronista, o autor nos convida a revisitar a trajetória do mineirode Lavras que se tornou paulista de profissão e petista por opção. Tantos depoimentos reunidos, e frases e textos do próprio Carlito,enriquecem o trabalho de Martinho. Como o imortal personagem deChaplin, Carlito Maia fez do humor e da irreverência coisas sérias, que nos divertem e, ao mesmo tempo, questionam e provocam reflexão.... [Leia mais]
Descrição
"Companheiro de eras e veras do biografado, Erazê Martinho nosbrinda neste livro com recordações que vão do resgate da históriade Carlito à revivência de emoções indeléveis plantadas no coração.Exímio cronista, o autor nos convida a revisitar a trajetória do mineirode Lavras que se tornou paulista de profissão e petista por opção. Tantos depoimentos reunidos, e frases e textos do próprio Carlito,enriquecem o trabalho de Martinho. Como o imortal personagem deChaplin, Carlito Maia fez do humor e da irreverência coisas sérias, que nos divertem e, ao mesmo tempo, questionam e provocam reflexão."
Frei Betto

"Vim ao mundo a passeio, não em viagem de negócios", costumava dizer Carlito Maia. Irreverente, radical, moleque, gentil e, sobretudo, "solidário como uma floresta", Carlito era desses sujeitos - cada vez mais raros - que jamais separam trabalho de convicção política. Militante petista atípico (criou slogans como oPTei, Lula-lá e Sem medo de ser feliz, mas não se filiou ao partido), nunca foi devoto da neutralidade e fazia questão de afirmar ser avesso a concessões: "Podem não publicar tudo o que escrevo, mas ninguém vai me obrigar a escrever o que não penso". Entre suas máximas (ou mínimas?) estavam: "Evite acidentes: faça tudo de propósito" e "Uma vida não é nada. Com coragem, pode ser muito".

São dele também expressões como "Tremendão", "Ternurinha" e "Jovem Guarda" - esta inspirada num texto de Lenin em que se referia ao proletariado como "a jovem guarda a quem o futuro pertence" -, além de ser atribuída a Carlito a paternidade da expressão "É uma brasa, mora!", usada pela primeira vez como título de um show de Roberto Carlos. Mas não foi somente a criação de frases geniais que fez a glória de nosso herói. Marcando presença constante em todos os bons combates, notabilizou-se por enviar - sob o patrocínio da Rede Globo, onde trabalhou por mais de vinte anos - flores para uma infinidade de estréias de espetáculos teatrais, lançamentos de livros ou vernissages, o que só fez aumentar a legião de amigos e admiradores que colecionou.

Este livro é resultado da vida rica e multifacetada desse publicitário-filósofo-humanista. Escrito por Erazê Martinho, amigo de velha data, parceiro de noitadas, campanhas políticas e publicitárias, percebe-se em todas as páginas a admiração do autor pelo personagem. E, nas entrelinhas, a paixão pela matéria-prima preciosa de que era feito Carlito: rija, brilhante, prismática.

Sobre o autor
Erazê Martinho nasceu em Jundiaí, SP, em 1933. Formado em pedagogia pela PUCCamp, tornou-se publicitário e jornalista. Foi o primeiro e único vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores em Jundiaí, em 1982, tendo sido reeleito para mais dois mandatos, que duraram até 1998. Atualmente vive em um sítio na cidade em que nasceu, de onde colabora com diversos jornais da região. É autor, com Antonio Araújo Vieira e Sandro Vaia, de Crônicas de segunda (com pufs de primeira).

Sobre a Coleção Paulicéia
Coordenação de Emir Sader
O resgate de personagens, bairros, instituições e textos literários sobre a cidade e o estado de São Paulo é o objetivo da Coleção Paulicéia. Uma nova visão sobre como se construiu, nas artes, no esporte, na política, na academia e principalmente nas ruas, a identidade da metrópole de expansão acelerada e mistura de culturas.



Dados Técnicos
Peso: 320g
ISBN: 9788575590317