Pedagogia e governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa, livro de Carlos Ernesto Noguera-Ramírez

Pedagogia e governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa

editora: AUTENTICA
assunto:
Coleção: Estudos Foucaultianos
Páginas: 272
Formato: 15,5 x 22,5cm
Acabamento: brochura

Este livro, integrante da coleção Estudos Foucaultianos, apresenta uma análise da composição das tradições pedagógicas na Modernidade a partir do conceito de “governamentalidade” proposto por Michel Foucault. Essa ideia de gestão governamental discutida pelo filósofo francês tece as ideias de Carlos Ernesto Noguera-Ramírez, que oferece ao leitor uma reflexão sobre a influência da educação nos ... [Leia mais]
Descrição
Coleção: Estudos Foucaultianos
Páginas: 272
Formato: 15,5 x 22,5cm
Acabamento: brochura

Este livro, integrante da coleção Estudos Foucaultianos, apresenta uma análise da composição das tradições pedagógicas na Modernidade a partir do conceito de “governamentalidade” proposto por Michel Foucault. Essa ideia de gestão governamental discutida pelo filósofo francês tece as ideias de Carlos Ernesto Noguera-Ramírez, que oferece ao leitor uma reflexão sobre a influência da educação nos novos modos de governar da sociedade a partir do século XVI até os dias atuais. Observar a Modernidade sob a perspectiva da educação é observar que a constituição da modernidade se fez com uma sociedade educativa, que pensa em uma educação para todos como erradicação dos problemas sociais e econômicos e que constitui o sujeito moderno, mais educado e humanizado, como um Homo educabilis.

Sobre o autor

Carlos Ernesto Noguera-Ramírez é professor associado da Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá, na Colômbia. É licenciado em Psicologia e Pedagogia pela Universidad Pedagógica Nacional, mestre em História pela Universidad Nacional de Colômbia e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas partem das análises das transformações nas práticas de ensino durante o século XX e da análise das políticas educacionais no final do século XX.

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 9788575265666