Entre o sensível e o comunicacional, livro de Bruno Souza Leal, César Guimarães, Carlos Camargos Mendonça (Orgs.)

Entre o sensível e o comunicacional

editora: AUTENTICA
assunto:
Discussões em torno da relação entre os fenômenos comunicativos e a experiência estética são por vezes nebulosas, pois um não complementa o outro de imediato. É preciso uma partícula aditiva que ligue os termos “comunicação” e “experiência estética” para promover essa junção de maneira harmoniosa e menos problemática.

Os autores desta obra refletem sobre essa tensão conceitual entre os dois termos e procuram formas de aproximar um do outro, discutindo questões fundamentais, como a necessidade de se pensar as origens do discurso estético; a revisão e a reflexão de tradições teór... [Leia mais]
Descrição
Discussões em torno da relação entre os fenômenos comunicativos e a experiência estética são por vezes nebulosas, pois um não complementa o outro de imediato. É preciso uma partícula aditiva que ligue os termos “comunicação” e “experiência estética” para promover essa junção de maneira harmoniosa e menos problemática.

Os autores desta obra refletem sobre essa tensão conceitual entre os dois termos e procuram formas de aproximar um do outro, discutindo questões fundamentais, como a necessidade de se pensar as origens do discurso estético; a revisão e a reflexão de tradições teóricas constitutivas no campo científico da comunicação social; a investigação dos conceitos de comunicação implícitos na noção de experiência estética; o debate sobre aspectos específicos dos modos de apreensão da experiência estética como fenômeno comunicacional e a apreensão das manifestações da experiência estética nos meios de comunicação diversos.

Bruno Souza Leal é doutor em Estudos Literários pela UFMG e pesquisador do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro, da FAPEMIG. Seus trabalhos compreendem pesquisas sobre jornalismo, narrativa, homocultura, experiência estética e televisão.

Carlos Camargos Mendonça é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG. Suas pesquisas abordam propaganda, corpo, homossexualidade, teatro e experiência estética.

Dados Técnicos
Peso: 400g
ISBN: 9788575265024