Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação, livro de Carlos Eduardo Ferraço, Maria da Conceição Silva Soares, Nilda Alves

Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação

editora: EDUERJ
assunto:
Neste livro nos propomos a apresentar ideias do pensador francês Michel de Certeau (1925-86) e modos como as “usamos” na tendência em pesquisa que há mais de vinte anos vem se constituindo como Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação para pensar o que se cria no dia a dia das/nas/com as escolas e das/nas/com as múltiplas redes educativas. A proposta teórico-metodológico-epistemológico-política defendida por Certeau mostra-se potente para a compreensão da contemporaneidade e para a criação de modos possíveis para nos movimentarmos no mundo, diferindo e tecendo ‘conhecimentossignifica... [Leia mais]
Descrição
Neste livro nos propomos a apresentar ideias do pensador francês Michel de Certeau (1925-86) e modos como as “usamos” na tendência em pesquisa que há mais de vinte anos vem se constituindo como Pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação para pensar o que se cria no dia a dia das/nas/com as escolas e das/nas/com as múltiplas redes educativas. A proposta teórico-metodológico-epistemológico-política defendida por Certeau mostra-se potente para a compreensão da contemporaneidade e para a criação de modos possíveis para nos movimentarmos no mundo, diferindo e tecendo ‘conhecimentossignificações’ para uma vida afirmativa no encontro com a alteridade.

Nossos estudos abarcam diferentes temáticas, mas, em comum, partilhamos uma atitude em pesquisa implicada com os ‘praticantespensantes’ dos cotidianos e com os ‘fazeressaberes’ que eles tecem em redes. Essa atitude, de insurgência e de reinvenção da vida diante do que nos oprime e despotencializa, encontra-se também no modo como interpretamos o legado de Certeau.

Dados Técnicos
Páginas: 112
Peso: 230g
ISBN: 9788575114742