Principio Esperanca, O - V. 03, livro de

Principio Esperanca, O - V. 03

editora: CONTRAPONTO
assunto:
Com esse volume encerra-se a publicação da obra magna de Ernst Bloch (1885-1977), denominada pelo próprio autor como a enciclopédia da esperança. O alcance da obra, quando publicada na Alemanha entre 1954 e 1959, foi conturbado pela tempestade que se abateu sobre os comunistas em conseqüência das revelações feitas por Kruschev sobre o período stalinista. Mas já no final da década de 1960 o pensamento de Bloch começou a se colocar na linha de frente do movimento socialista dos estudantes alemães. Basta que se leiam as cartas trocadas entre Rudi Dutschke, líder desse movimento, e Bloch. Rudi ... [Leia mais]
Descrição
Com esse volume encerra-se a publicação da obra magna de Ernst Bloch (1885-1977), denominada pelo próprio autor como a enciclopédia da esperança. O alcance da obra, quando publicada na Alemanha entre 1954 e 1959, foi conturbado pela tempestade que se abateu sobre os comunistas em conseqüência das revelações feitas por Kruschev sobre o período stalinista. Mas já no final da década de 1960 o pensamento de Bloch começou a se colocar na linha de frente do movimento socialista dos estudantes alemães. Basta que se leiam as cartas trocadas entre Rudi Dutschke, líder desse movimento, e Bloch. Rudi inicia as mensagens com o carinhoso tratamento de querido companheiro Bloch. Essa correspondência é a marca emblemática de um fraterno encontro de duas gerações de comunistas e a prova da possibilidade de uma relação dialética entre passado e futuro, um dos traços da dimensão utópica.

Bloch procurou estabelecer filosoficamente a superação da utopia tradicional por meio de uma ortotopia, que tem como resultado uma cambalhota dialética nas divagações idealistas da utopia abstrata. Essa superação segundo ele, se deu pela obra de Marx, sendo o socialismo o caminho real das possibilidades efetivas no qual se ergue a utopia concreta. O Princípio Esperança já pode ser percebido nesta passagem dos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844: Suponhamos que o homem seja homem e que sua relação com o mundo seja humana; então só podemos trocar amor por amor, confiança por confiança.

Dados Técnicos
Páginas: 462
Peso: 635g
ISBN: 9788575110973