Os verbos auxiliares do coração, livro de Péter Esterházy

Os verbos auxiliares do coração

editora: COSACNAIFY
Tradução de Paulo Schiller

Depois do elogiado Uma mulher, a Cosac Naify publica novo livro do húngaro Péter Esterházy. Romance sobre a morte de uma mãe, Os verbos auxiliares do coração é uma reflexão emocionante acerca do luto, das relações familiares e da maneira de se escrever sobre a perda. Alternando entre o intimamente confessional e o ostensivamente literário, a obra se aproxima e se afasta da tristeza que procura retratar. É essa mesma ambiguidade que dá ao título do livro a sua ironia: a justaposição de uma categoria gramatical (o verbo auxiliar) com o símbolo da paixão h... [Leia mais]
Descrição
Tradução de Paulo Schiller

Depois do elogiado Uma mulher, a Cosac Naify publica novo livro do húngaro Péter Esterházy. Romance sobre a morte de uma mãe, Os verbos auxiliares do coração é uma reflexão emocionante acerca do luto, das relações familiares e da maneira de se escrever sobre a perda. Alternando entre o intimamente confessional e o ostensivamente literário, a obra se aproxima e se afasta da tristeza que procura retratar. É essa mesma ambiguidade que dá ao título do livro a sua ironia: a justaposição de uma categoria gramatical (o verbo auxiliar) com o símbolo da paixão humana (o coração).

Com Os verbos auxiliares do coração, Péter Esterházy se afirma como um dos principais escritores contemporâneos e, sobretudo, um renovador da linguagem do romance. O projeto gráfico do livro, concebido pelo próprio autor, com caixas que emolduram o texto, é uma referência a anúncios fúnebres de jornal. “Altamente emocional, a observação delirante do filho conduz o leitor por caminhos inesquecíveis”, escreve o diretor de teatro Felipe Hirsch, no texto que acompanha a edição da Cosac Naify.

Sobre o autor

Péter Esterházy nasceu em Budapeste, em 1950, herdeiro de uma linhagem bem conhecida da aristocracia húngara, cuja história remonta ao século XII. Renovador da linguagem do romance, tem mais de trinta livros publicados, foi traduzido para mais de vinte e cinco idiomas, e ganhou cerca de vinte prêmios literários, entre os quais se destacam o húngaro Kossuth, em 1996, e o Prêmio da Paz da Associação dos Livreiros Alemães da Feira de Frankfurt, em 2004. Além de Os verbos auxiliares do coração e de Uma mulher, a Cosac Naify publicará Harmonia Caelestis, considerado a obra-prima do autor.

Dados Técnicos
Peso: 310g
ISBN: 9788575037874


Tags: flip2011