Sociologia do Futebol: Dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões, livro de Richard Giulianotti

Sociologia do Futebol: Dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões

Num estilo ao mesmo tempo profundo e acessível, este Sociologia do futebol analisa as dimensões sociais e históricas do esporte mais popular do mundo, cuja influência e poder de penetração em diferentes culturas não cessam de aumentar.
Combinando o rigor das ciências sociais com a paixão pelo esporte, o livro situa o futebol desde os seus primórdios até os dias de hoje, em que assume uma importância global não alcançada por nenhuma outra modalidade esportiva. Jogadores, estilos de jogo e identidade das torcidas são elementos que atravessam países e continentes de forma cada... [Leia mais]

Descrição

Num estilo ao mesmo tempo profundo e acessível, este Sociologia do futebol analisa as dimensões sociais e históricas do esporte mais popular do mundo, cuja influência e poder de penetração em diferentes culturas não cessam de aumentar.
Combinando o rigor das ciências sociais com a paixão pelo esporte, o livro situa o futebol desde os seus primórdios até os dias de hoje, em que assume uma importância global não alcançada por nenhuma outra modalidade esportiva. Jogadores, estilos de jogo e identidade das torcidas são elementos que atravessam países e continentes de forma cada vez mais acentuada. O autor também chama a atenção para outra mudança significativa: como o mercado globalizado exige consumidores ativos, a classe operária ? cuja presença era antes predominante ? está sendo substituída, dentro e fora dos campos, pelas classes médias.
Richard Giulianotti examina, igualmente, outros aspectos marcantes do fenômeno futebolístico, destacando temas como a cultura dos torcedores, a profissionalização dos atletas, o desenvolvimento dos estádios, a corrupção, a mercantilização desenfreada, a revolução televisiva, o racismo e a participação crescente das mulheres, entre outros. O Brasil, por sua importância no futebol mundial, ocupa papel relevante nestas páginas, com análises que compreendem desde as origens históricas até questões contemporâneas, como o papel desempenhado pelas torcidas organizadas e a internacionalização dos nossos jogadores.
Sociologia do futebol representa, por sua amplitude e seriedade, uma contribuição decisiva para o estudo desse esporte fundamental e da cultura esportiva como um todo, constituindo leitura indispensável para todos os que se interessam pelo contraditório e envolvente universo do futebol.

Richard Giulianotti é pesquisador e conferencista da Universidade de Aberdeen (Inglaterra).



Dados Técnicos
Páginas: 248
Peso: 340g
ISBN: 9788574922478