Instabilidade Perpétua, livro de Juliano Garcia Pessanha

Instabilidade Perpétua

editora: ATELIE
Este livro é um ensaio de redescrição pós-metafísica do ser humano. Pensa a existência humana e as culturas a partir do trânsito topológico entre o abismo-fenda, o alético-emergente e o mundo historicamente instituído. Essa topologia possibilita um diagnóstico das culturas em geral (e da cultura contemporânea em particular). Ela também torna possível uma clínica, pois a existência de cada homem também se inscreve e se decide em algum lugar da distribuição topológica. A localização equivale à apropriação do "quem". O livro introduz também a noção de atravessamento. Atravessamentos são os tip... [Leia mais]
Descrição
Este livro é um ensaio de redescrição pós-metafísica do ser humano. Pensa a existência humana e as culturas a partir do trânsito topológico entre o abismo-fenda, o alético-emergente e o mundo historicamente instituído. Essa topologia possibilita um diagnóstico das culturas em geral (e da cultura contemporânea em particular). Ela também torna possível uma clínica, pois a existência de cada homem também se inscreve e se decide em algum lugar da distribuição topológica. A localização equivale à apropriação do "quem". O livro introduz também a noção de atravessamento. Atravessamentos são os tipos de experiência que fazem a movimentação topológica. Assim, a filosofia e a literatura contemporâneas são lidas como tematizadoras de tipos de atravessamento. Kafka: o homem nascido pela fenda e a "etnologia" do instituído. Nietzsche: a ruptura com o instituído e o desdobrar do desconhecido. Heidegger: a experiência de si no atravessamento negativo e as potências do desfazimento. Essa síntese ilustra bem o caminho empreendido e a possível fecundidade dessa chave de leitura.

Juliano Garcia Pessanha estudou direito e filosofia, e é mestre em Psicologia. É professor e dirige oficinas de escrita. Também é autor da trilogia: Sabedoria do Nunca (1999, com textos que ganharam o Prêmio Nascente, promovido pela Abril/USP), Ignorância do Sempre (2000) e Certeza do Agora (2002), todos publicados pela Ateliê Editorial. Nesses livros de difícil classificação, ele mistura ensaio, poesia e ficção.

Dados Técnicos
Peso: 360g
ISBN: 9788574804460