Teorias da Comunicação: Muitas ou Poucas?, livro de Luiz C. Martino (org.)

Teorias da Comunicação: Muitas ou Poucas?

editora: ATELIE
Teorias da Comunicação: Muitas ou Poucas? é o volume que inaugura a nova coleção da Ateliê Editorial, a azul, voltada às questões centrais da comunicação, um novo espaço de discussão para pesquisadores sobre processos, teorias e objetos da área. O início dos anos 90 assistiu a um interessante debate sobre as teorias da comunicação. Os professores e pesquisadores estadunidenses Charles Berger (Universidade da Califórnia) e seu colega Robert Craig (Universidade do Colorado) renovaram essa problemática ao darem uma forma curiosa à discussão. O debate foi introduzido pelo artigo do primeiro... [Leia mais]
Descrição
Teorias da Comunicação: Muitas ou Poucas? é o volume que inaugura a nova coleção da Ateliê Editorial, a azul, voltada às questões centrais da comunicação, um novo espaço de discussão para pesquisadores sobre processos, teorias e objetos da área. O início dos anos 90 assistiu a um interessante debate sobre as teorias da comunicação. Os professores e pesquisadores estadunidenses Charles Berger (Universidade da Califórnia) e seu colega Robert Craig (Universidade do Colorado) renovaram essa problemática ao darem uma forma curiosa à discussão. O debate foi introduzido pelo artigo do primeiro, "Por que Existem Tão Poucas Teorias da Comunicação?", que suscitou uma série de reações, sendo uma das mais incisivas a de Craig, em seu artigo "Por que Existem Tantas Teorias da Comunicação?" A incompatibilidade dos títulos traduz claramente as divergências em relação ao modo de compreender o problema da produção teórica da área de comunicação. Afinal, existiriam poucas ou muitas teorias da comunicação? "Existem Teorias da Comunicação?" É o título provocador do artigo que abre o volume, de Luiz C. Martino, professor da UnB e organizador da obra. Nele, o autor retoma a trajetória ao longo da qual se forma a idéia de teorias da comunicação, situando o debate a partir das condições de emergência e da definição do saber comunicacional. Retomada no final do livro, a questão volta sob outro ponto de vista, quando Martino faz a análise dos argumentos e respostas de seus colegas. Luiz C. Martino é Doutor em Sociologia pela Universidade René Descartes, Sorbonne, Paris-V e pesquisador do CNPq, onde coordena a Linha de Pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação.

Dados Técnicos
Peso: 175g
ISBN: 9788574803593