Crítica Dialética em Theodor Adorno, livro de Jorge de Almeida

Crítica Dialética em Theodor Adorno

editora: ATELIE
A participação de Theodor Adorno no debate crítico sobre o modernismo e as vanguardas - focada nas questões do Expressionismo, do Neoclassicismo e da Nova Música, durante a República de Weimar - é o ponto de partida para o estudo de Jorge de Almeida. O texto apresenta uma minuciosa análise da relação entre teoria crítica e estética filosófica na obra do pensador alemão. Em vez de permanecer nas discussões abstratas que ainda norteavam as estéticas de Kant e Hegel, o livro recupera o sentido da reflexão estética de Adorno em um momento, após o Romantismo, em que "a reflexão sobre arte nã... [Leia mais]
Descrição
A participação de Theodor Adorno no debate crítico sobre o modernismo e as vanguardas - focada nas questões do Expressionismo, do Neoclassicismo e da Nova Música, durante a República de Weimar - é o ponto de partida para o estudo de Jorge de Almeida. O texto apresenta uma minuciosa análise da relação entre teoria crítica e estética filosófica na obra do pensador alemão. Em vez de permanecer nas discussões abstratas que ainda norteavam as estéticas de Kant e Hegel, o livro recupera o sentido da reflexão estética de Adorno em um momento, após o Romantismo, em que "a reflexão sobre arte não podia mais ser feita a partir de fora, a partir de conceitos genéricos de estilo". Jorge de Almeida nos apresenta, assim, as condições históricas para o desenvolvimento da própria idéia de "crítica imanente", que recusa a abordagem do objeto a partir de métodos e conceitos previamente definidos. Ou seja, a compreensão do objeto estético, seja música, literatura ou pintura, passa a implicar um constante redimensionamento dos próprios parâmetros da crítica e da reflexão sobre a arte. Como diz o crítico Roberto Schwarz, na apresentação do livro: "A profusão de argumentos decisivos, derrubando-se uns aos outros, o confronto entre obras capitais mas ainda não consagradas, os artistas e críticos em vias de se tornarem os grandes nomes do século, a guerra pelo controle das revistas de arte, tudo isto, mais os argumentos de Adorno a respeito, forma um espetáculo de sumo interesse, apresentado com mão de mestre". Jorge de Almeida estudou música e ciências sociais, antes de se formar em filosofia na USP, onde é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada desde 2001. Traduziu diversas obras de Adorno e publicou artigos sobre Indústria Cultural, Modernismo e Vanguardas.

Dados Técnicos
Peso: 404g
ISBN: 9788574803524