GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS, livro de DUTRA/ MIROSKI

GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS

editora: INSULAR
O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da qualidade das pessoas que lá trabalham. Não existe organização sem pessoas, e os diferenciais competitivos somente podem ser alcançados por meio da ação integrada, sinérgica, comprometida de uma equipe de trabalho. Os tradicionais recursos organizacionais já não mais atendem as necessidades das empresas que atuam em um competitivo mercado dinâmico e instável. Discutir gestão estratégica de pessoas é discutir práticas de gestão de pessoas comfoco no negócio e nos resultados da empresa, ou seja, é garantir um estreito alinhamento das ações ... [Leia mais]
Descrição
O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da qualidade das pessoas que lá trabalham. Não existe organização sem pessoas, e os diferenciais competitivos somente podem ser alcançados por meio da ação integrada, sinérgica, comprometida de uma equipe de trabalho. Os tradicionais recursos organizacionais já não mais atendem as necessidades das empresas que atuam em um competitivo mercado dinâmico e instável. Discutir gestão estratégica de pessoas é discutir práticas de gestão de pessoas comfoco no negócio e nos resultados da empresa, ou seja, é garantir um estreito alinhamento das ações e programas da área com as estratégias e objetivos globais da organização. Será que todas as empresas conseguem esse alinhamento? Nossa experiência profissional diz que não: às vezes a gestão de pessoas vai numa direção, e a empresa, por suas estratégias, busca outro destino. Para obter esse alinhamento a área de pessoas não pode ficar sob responsabilidade de uma única unidade administrativa da empresa, todos precisam assumir a responsabilidade de gerenciar, ou melhor, liderar pessoas. Compete a todos os gestores da empresa, desde a alta administração até a baixa gerência, assumir o papel de gestão de pessoas. Para que isso ocorra a área de gestão de pessoas precisa descentralizar suas práticas, por meio de um processo intenso de capacitação e sensibilização dos gestores, passando a atuar muito mais como uma consultoria interna. E, para que as organizações passem a adotar uma gestão estratégica de pessoas, torna-se necessário migrar do controle para o comprometimento dos colaboradores. Enquanto uma organização se preocupar única e exclusivamente em adotar mecanismos de controle de seus colaboradores, o comprometimento estará cada vezmais distante, pois o controle dificulta a iniciativa, a criatividade, a parceria na busca de melhores resultados. Já as estratégias de comprometimento permitem o engajamento, a participação ativa, novas idéias, enfim, o sentimento de pertencer a algo importante, pois o sucesso da empresa será também o sucesso do profissional. Assim, adotar uma gestão estratégica de pessoas significa estreitar laços e aproximar-se dos colaboradores, com gestores e área de gestão de pessoas capazes de mobilizarional. A busca incessante pelo conhecimento da psicologia humana tem sido necessária para que os gestores entendam e interpretem as atitudes, posturas e limites das pessoas nas organizações. A cada dia surgem novas teorias, as quais têm contribuído p

Dados Técnicos
Páginas: 286
Peso: 460g
ISBN: 9788574744124