Percursos de Pesquisa em Educação, livro de Iria Brzezinski, Maria Luiza Macedo Abbud, Cláudia Chueire de Oliveira

Percursos de Pesquisa em Educação

editora: UNIJUÍ
assunto:
O método dialético contradita o modelo da lógica formal da clássica verdade única da ordem das Ciências Naturais e do finalismo matemático. Na contemporaneidade a matriz positivista tem sido muito criticada em especial por eleger exclusivamente a razão científica como única forma de produzir conhecimento. Essa matriz é uma forte herança do positivismo iluminista moderno que impôs seu triunfo pela destruição dos laços sociais dos sentimentos dos costumes e das crenças chamadas tradicionais. Para desenvolver pesquisa em Ciências Sociais em especial na área da Educação é absolutamente indispen... [Leia mais]
Descrição
O método dialético contradita o modelo da lógica formal da clássica verdade única da ordem das Ciências Naturais e do finalismo matemático. Na contemporaneidade a matriz positivista tem sido muito criticada em especial por eleger exclusivamente a razão científica como única forma de produzir conhecimento. Essa matriz é uma forte herança do positivismo iluminista moderno que impôs seu triunfo pela destruição dos laços sociais dos sentimentos dos costumes e das crenças chamadas tradicionais. Para desenvolver pesquisa em Ciências Sociais em especial na área da Educação é absolutamente indispensável que o pesquisador respeite as redes de relações sociais e a cultura na qual ele está inserido para poder expor sua visão de homem de escola de educação de sociedade de mundo. Ao revelar essas concepções com clareza o pesquisador permitirá que a passos largos seja identificada a abordagem epistemológica que o orienta na escolha do método e dos procedimentos investigativos. Esses procedimentos são aplicáveis às pesquisas educacionais tal como ocorre no desenvolvimento de investigações que têm como objeto a formação de professores o que constitui o fundamento das análises que integram esta coletânea. Grande parte dos seus artigos buscam apreender o objeto da formação de profissionais da Educação. Os investigadores para alcançar esse intento alicerçam-se em suas teses de doutorado e em seu trabalho docente desenvolvido nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no campo da Educação.

Dados Técnicos
Páginas: 192
Peso: 270g
ISBN: 9788574296432