Reduchamp, livro de Augusto de Campos, Julio Plaza

Reduchamp

editora: ANNABLUME
assunto:
REDUCHAMP é um poema-ensaio, num livro-poema em que Augusto de Campos reinventa a crítica da arte. Ilustrado com iconogramas do artista e teórico Julio Plaza, os autores expõem em imagens e versos, pura prosa porosa, a poética de Marcel Duchamp.Lançado em 1976, numa edição dos autores, o livro é resultado de uma parceria das mais inovadoras e de fundamental importância para as artes gráficas e suas relações com a poesia no Brasil, que se iniciou com POEMÓBILES (1974, reeditado em 1985) e CAIXA PRETA (1975). Duchamp é um iniciador. Ele já estava lá, antes, profanando o que era consi... [Leia mais]
Descrição
REDUCHAMP é um poema-ensaio, num livro-poema em que Augusto de Campos reinventa a crítica da arte. Ilustrado com iconogramas do artista e teórico Julio Plaza, os autores expõem em imagens e versos, pura prosa porosa, a poética de Marcel Duchamp.Lançado em 1976, numa edição dos autores, o livro é resultado de uma parceria das mais inovadoras e de fundamental importância para as artes gráficas e suas relações com a poesia no Brasil, que se iniciou com POEMÓBILES (1974, reeditado em 1985) e CAIXA PRETA (1975). Duchamp é um iniciador. Ele já estava lá, antes, profanando o que era considerado estético, transformando um gesto filosófico em obra de arte:

” (...) sexhumor mick jagger caetano veloso alice cooper? / duchamp já estava lá / em 1921 pousou pintado e maquilado como RROSE SÉLAVY / para a câmara de man Ray / foto-base de uma colagem usada como rótulo / do perfume-ready-made / BELLE-HALEINE-EAU DE VOILETTE / (alteração de BELLE HELÈNE-EAU DE TOILETTE) / trompe-l’oeil do sexo / travesti travisto / inversão da inversão / contra-homenagem / à gioconda andrógina q hominizara com barba e bigode”, podemos saborear nos versos desta re-edição do Selo Demônio Negro.

Dados Técnicos
Peso: 400g
ISBN: 9788574199603