Formação De Conceitos Em Crianças Com Necessidades Educacionais Especiais. Contribuições Da Teoria Histórico-Cultural, livro de Fabiane Adelatonetto Costas

Formação De Conceitos Em Crianças Com Necessidades Educacionais Especiais. Contribuições Da Teoria Histórico-Cultural

editora: EDITORA UFSM
O livro trata sobre o processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na 1ª série do ensino fundamental de uma escola inclusiva. Assim, ancorou-se nos postulados da Psicologia Sócio-Histórica, de Vygotsky, Luria e Leontiev. Esses autores encerram um alinhamento teórico em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores “avançadas” – com relevo aos conceitos científicos – como um processo que pressupõe constantes interações com signos e ferramentas culturais em situações específicas, como, por exemplo, o espaço escolar. Partind... [Leia mais]
Descrição
O livro trata sobre o processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na 1ª série do ensino fundamental de uma escola inclusiva. Assim, ancorou-se nos postulados da Psicologia Sócio-Histórica, de Vygotsky, Luria e Leontiev. Esses autores encerram um alinhamento teórico em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores “avançadas” – com relevo aos conceitos científicos – como um processo que pressupõe constantes interações com signos e ferramentas culturais em situações específicas, como, por exemplo, o espaço escolar. Partindo desse ideário, precursor nos processos de inclusão, a implementação da pesquisa ocorreu em uma escola de educação básica de Santa Maria/RS, em duas primeiras séries do ensino fundamental, junto a três crianças consideradas com necessidades educacionais especiais, cujas idades eram de oito a onze anos. A apreciação das informações arroladas foi qualitativa, através de três estudos de caso. Os resultados estabeleceram diversas etapas formativas do processo de formação conceitual, caracterizadas pela transitividade, relatividade, apropriação dinâmica e conscientização em termos de generalização conceitual. As conclusões confirmam ser a escolarização um grande propulsor na formação das funções psicológicas superiores, particularmente no que se refere aos conceitos científicos. E, ainda, ratificam a hipótese da escola comum como locus relevante, onde se evidenciam muitos dos construtos intelectuais necessários à interação cultural por parte de crianças consideradas com necessidades educacionais especiais.

Dados Técnicos
Páginas: 200
Peso: 290g
ISBN: 9788573911725