Contando Histórias em Versos, livro de Braulio Tavares

Contando Histórias em Versos


R$ 43,00
editora: EDITORA 34
assunto:
Descrição
É em tom de conversa, inteligente e bem-humorada, que Braulio Tavares explica neste livro as noções fundamentais da poesia. Resultado de várias oficinas literárias ministradas pelo autor no Teatro Brincante, em São Paulo, Contando histórias em versos também introduz o leitor, com a mesma leveza, no universo da poesia narrativa e da literatura de cordel brasileira.

O livro se divide em três partes. Na primeira, são apresentados os principais elementos da linguagem poética: o ritmo, as rimas, os vários tipos de verso, as formas fixas, os esquemas métricos, o jogo das ideias e das imagens. A segunda parte aborda a poesia narrativa, isto é, textos que contam uma história em forma de versos, com destaque para o capítulo que ensina "Como contar uma história". A terceira e última parte apresenta um painel introdutório da literatura de cordel brasileira: suas origens, sua estrutura, o desenvolvimento do cordel ao longo do tempo e análises de textos exemplares dessa tradição.

Utilizando textos das mais diferentes tradições literárias, de Drummond, Bandeira e João Cabral até a música popular ou mesmo uma piada da Internet, Contando histórias em versos: poesia e Romanceiro Popular no Brasil convida o leitor a conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura escrita e oral, e pode ser uma importante ferramenta tanto para professores e alunos em atividades na sala de aula, quanto para leitores e escritores iniciantes de qualquer idade.

Dados Técnicos
Peso: 213g
ISBN: 9788573263312
Google Books Preview