Zacarias de Góis e Vasconcelos, livro de Cecilia Helena de Salles Oliveira (org.)

Zacarias de Góis e Vasconcelos


R$ 64,00
editora: EDITORA 34
assunto:
Descrição
Zacarias de Góis e Vasconcelos (1815-1877) começou sua carreira política no Partido Conservador, na década de 1840. Depois de ocupar vários cargos em governos provinciais, de um mandato como deputado geral e de uma participação em ministério, ele começou a mudar de posição, passando progressivamente para o lado liberal.

Em meio a esta passagem, em 1860, escreveu Da natureza e limites do poder Moderador, obra que se tornou a peça central de todo o debate político do período. No livro, Zacarias defendia a ideia de que o poder pessoal do monarca, todo ele concentrado no exercício do poder Moderador, deveria ser limitado. Esta foi a primeira tentativa explícita de se reformar as instituições básicas da monarquia durante o Segundo Reinado — proposta duramente atacada num momento em que d. Pedro II estava no auge de seu poder.

Este volume, organizado por Cecilia Helena de Salles Oliveira, traz não apenas este texto fundamental do debate político do século XIX, como também discursos parlamentares do conselheiro Zacarias sobre alguns dos temas mais polêmicos do período, permitindo ao leitor uma visão completa das questões que o texto levantou.

Dados Técnicos
Peso: 503g
ISBN: 9788573262575
Google Books Preview