CONTO DO INVERNO, livro de William Shakespeare

CONTO DO INVERNO

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O Conto do Inverno peça teatral composta por William Shakespeare no início do século XVII segundo consta logo antes de Cimbeline Rei da Britânia foi publicada pela primeira vez no célebre Fólio de 1623 primeira coletânea das obras dramáticas do poeta nascido em Stratford-upon-Avon em 1564. Classificada entre os "romances tardios" (ou tragicomédias) junto a Péricles Príncipe de Tiro à Tempestade e à já citada Cimbeline O Conto do Inverno divide a ação entre a Sicília e a Boêmia não faltando encontros e reencontros fantásticos magia e surpresa em uma gama de situações que vão da tragédia à co... [Leia mais]
Descrição
O Conto do Inverno peça teatral composta por William Shakespeare no início do século XVII segundo consta logo antes de Cimbeline Rei da Britânia foi publicada pela primeira vez no célebre Fólio de 1623 primeira coletânea das obras dramáticas do poeta nascido em Stratford-upon-Avon em 1564. Classificada entre os "romances tardios" (ou tragicomédias) junto a Péricles Príncipe de Tiro à Tempestade e à já citada Cimbeline O Conto do Inverno divide a ação entre a Sicília e a Boêmia não faltando encontros e reencontros fantásticos magia e surpresa em uma gama de situações que vão da tragédia à comédia pastoral.A peça encerra inspirada teatralização de uma obra em prosa um velho conto Pandosto recontado e publicado no final do século XVI por Robert Greene contemporâneo e rival de Shakespeare obra bastante popular à época e cujo subtítulo - O Triunfo do Tempo - já sugere um dos principais temas do Conto do Inverno isto é do Tempo como "pai da verdade". Mas conforme costuma ser o caso ao se apropriar de Pandosto Shakespeare transforma a fonte utilizada introduzindo elementos sumamente teatrais como por exemplo a inusitada e memorável rubrica "Sai perseguido por um urso" no terceiro ato ao mesmo tempo catastrófica e farsesca; e a célebre "cena da estátua" no quinto ato autêntico coup de thêátre tão implausível quanto comovente.É rica a historiografia do Conto de Inverno em performance no mundo anglófono. Os registros têm início com o relato de Simon Forman astrólogo e "médico" que assistiu a uma montagem do Conto no Teatro Globe em Londres em 1611. Consta que a peça fosse apreciada na corte de Jaime I tendo sido encenada durante as festividades do casamento da Princesa Elisabete em 1612-13. No século XVIII o texto costumava ser montado em adaptações radicais e truncadas muitas vezes reduzidas às cenas pastorais. No século XIX houve relativamente poucas montagens mas grandes atores britânicos (por exemplo Charles Macready Henry Irving e Charles Kean) atuaram no papel de Leontes Rei da Sicília. No início do século XX o célebre ator diretor e dramaturgo inglês Harley Granville-Barker montou o texto e na década de 1950 a peça foi encenada por Peter Brook com John Gielgud no papel de Leontes papel que na segunda metade do século XX foi desempenhado sucessivamente por Patrick Stweart Jeremy Irons e Antony Sher.No Brasil O Conto do Inverno teve a sua primeira montagem profissional em 2004-05 pela Companhia de Teatro Atores de Laura sob a direção de Daniel Herz e dramaturgia de Marlene Soares dos Santos. O espetáculo esteve em cartaz em vários teatros do Rio de Janeiro sendo muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada. A tradução encenada pelos Atores e portanto já testada no palco é precisamente esta que a Iluminuras agora disponibiliza para leitor brasileiro.

Dados Técnicos
Páginas: 192
Peso: 272g
ISBN: 9788573212433