O enteado, livro de Juan José Saer

O enteado

editora: ILUMINURAS
Tradução: José Ferez Sabino

O narrador é o único sobrevivente de uma expedição espanhola que, num impreciso ano do século XVI, atinge as costas do Rio da Prata. Depois de uma prolongada convivência com a tribo antropófaga dos colastiné, retorna a Europa para, no final de seus dias, empreender a tarefa de narrar os anos passados em terra americana. O romance assume a forma de uma escrita autobiográfica que visa, sobretudo, registrar a intimidade da experiência vivida. Nessa configuração discursiva, onde se delineia o perfil de um sujeito de memória, ecoam, também, as crônicas da... [Leia mais]
Descrição
Tradução: José Ferez Sabino

O narrador é o único sobrevivente de uma expedição espanhola que, num impreciso ano do século XVI, atinge as costas do Rio da Prata. Depois de uma prolongada convivência com a tribo antropófaga dos colastiné, retorna a Europa para, no final de seus dias, empreender a tarefa de narrar os anos passados em terra americana. O romance assume a forma de uma escrita autobiográfica que visa, sobretudo, registrar a intimidade da experiência vivida. Nessa configuração discursiva, onde se delineia o perfil de um sujeito de memória, ecoam, também, as crônicas da Conquista e os relatos etnográficos que, na época, duplicavam, pela inscrição da palavra, o gesto fundador da descoberta do Novo Mundo.

“História, memória e escritura entrelaçam-se neste sublime romance de Juan José Saer que explora, com admirável beleza poética, as possibilidades de representar, por meio da palavra, o ilusório universo de lembranças que sustenta — e, por vezes, até justifica — uma vida.”



Dados Técnicos
Peso: 240g
ISBN: 9788573211788