Emílio ou Da educação, livro de Jean-Jaques Rousseau

Emílio ou Da educação


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Descrição
Publicado em 1762, este incontornável clássico da filosofia moderna provoca e fascina o leitor de hoje quase com a mesma intensidade com que chocou o século das Luzes. Rejeitando os métodos pedagógicos de seu tempo, Jean-Jacques Rousseau mostra como é possível educar uma criança segundo a natureza e, com isso, protegê-la dos vícios da sociedade. Mas Emílio é muito mais que um tratado de educação. O relato romanceado da vida de um menino, do nascimento até o casamento, forma uma obra rica e desconcertante, que se volta contra os sistemas de pensamento dominantes da época ao mesmo tempo em que contempla todos os temas cruciais da filosofia do século XVIII. No horizonte da pedagogia de Rousseau está a preocupação, essencialmente política, de formar o homem para a sociedade europeia de seu tempo. Na ocasião de sua publicação, o livro foi considerado revolucionário e escandaloso em diversos aspectos, e tanto precipitou os malogros de Rousseau quanto consolidou seu renome como filósofo e escritor. Síntese de décadas de reflexão e resultado de anos de redação, Emílio é a obra-mestra para entender o pensamento de Rousseau e uma referência sempre fundamental para a reflexão sobre o problema da educação.

Sobre o autor

Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) escreveu O contrato social em 1762. Em razão das ideias radicais abordadas na obra, teve de refugiar-se durante alguns anos na Inglaterra, onde conheceu e conviveu com o filósofo e historiador britânico David Hume, considerado um dos mais importantes escritores da língua inglesa. Regressando à França, dedicou os últimos anos de vida a sua autobiografia, intitulada Confissões. Morreu em 1778, em Ermenonville, comuna francesa na região administrativa da Picardia. No campo da filosofia política, Rousseau considerava a democracia um sistema de governo para os deuses, não para os homens, embora como iluminista tenha exercido grande influência para que a democracia prevalecesse como forma de governo. Quanto à escravidão, ele não admitiu seu caráter natural, e muito menos que ela correspondesse à razão ou à moralidade, afirmando: “Visto que nenhum homem tem qualquer autoridade natural sobre seu semelhante e visto que a força não produz direito algum, restam, então, as convenções como base para toda autoridade legítima entre os seres humanos”.

Dados Técnicos
Páginas: 560
Peso: 770g
ISBN: 9788572839945
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