Massa e poder, livro de Elias Canetti

Massa e poder

Tradução: Sergio Tellaroli

Massa e poder, como talvez toda grande obra-prima em que o fazer artístico-literário articula-se de modo original à aventura do pensamento, nasceu de uma obsessão. Assustado e pesaroso diante do espetáculo de adesão crescente das massas populares às organizações nazistas, na Alemanha e na Áustria dos anos 30, o então jovem escritor Elias Canetti passou as três décadas seguintes tentando decifrar os segredos profundos da humanidade em suas manifestações mais corriqueiras e terríveis: mandar e obedecer; matar e sobreviver; medo e voracidade; paranóia e po... [Leia mais]
Descrição
Tradução: Sergio Tellaroli

Massa e poder, como talvez toda grande obra-prima em que o fazer artístico-literário articula-se de modo original à aventura do pensamento, nasceu de uma obsessão. Assustado e pesaroso diante do espetáculo de adesão crescente das massas populares às organizações nazistas, na Alemanha e na Áustria dos anos 30, o então jovem escritor Elias Canetti passou as três décadas seguintes tentando decifrar os segredos profundos da humanidade em suas manifestações mais corriqueiras e terríveis: mandar e obedecer; matar e sobreviver; medo e voracidade; paranóia e poder.

Não é possível classificar este livro monumental num campo de conhecimento delimitado ou exclusivo. Herdeiro da melhor tradição iluminista e escrito numa prosa em que razão e paixão se traduzem na mais bela literatura, ler estas páginas é refazer um pouco os caminhos de uma grande inteligência lutando, brava e solitariamente, contra a propagação contemporânea do mal.

Sobre o autor

Elias Canetti nasceu em 1905, em Ruschuk, na Bulgária, de uma afluente família de judeus sefarditas. Em 1911, estabeleceu-se em Manchester, na Inglaterra, onde seu pai se associara a um próspero cunhado em uma casa comercial. Após a morte prematura do pai, em 1913, mudou-se com a mãe - mulher culta e opressora - e os irmãos para Viena, de onde assistiu a Primeira Guerra. Continuando os estudos escolares em Zurique, na Suíça, e em Frankfurt, cursou faculdade de química em Viena, cidade que depois trocou por Londres, fugindo do nazismo. É autor, entre outros, do romance Auto de fé e do ensaio Massa e poder, considerados, em seus respectivos gêneros, momentos altos das letras no século XX. Em 1981, Canetti recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Dados Técnicos
Peso: 739g
ISBN: 9788571644571