Letramentos, Objetos e Instrumentos de Ensino. Gêneros Textuais, Sequências e Gestos Didáticos, livro de Gláis Sales Cordeiro

Letramentos, Objetos e Instrumentos de Ensino. Gêneros Textuais, Sequências e Gestos Didáticos

editora: PONTES
A ideia de reunir neste livro contribuições que abordem as relações entre letramento(s), objetos e instrumentos de ensino nasceu de uma vontade dos organizadores de dar a palavra a pesquisadores brasileiros importantes no cenário atual das investigações em linguística aplicada, com o intuito de suscitar um diálogo entre pontos de vista sobre tais temas. Os textos aqui reunidos oferecem ao leitor uma visão dialética das maneiras de interrogar as lógicas de construção dos objetos a ensinar e dos objetos ensinados voltados para práticas de letramento(s) no âmbito dos processos de (re)contextua... [Leia mais]
Descrição
A ideia de reunir neste livro contribuições que abordem as relações entre letramento(s), objetos e instrumentos de ensino nasceu de uma vontade dos organizadores de dar a palavra a pesquisadores brasileiros importantes no cenário atual das investigações em linguística aplicada, com o intuito de suscitar um diálogo entre pontos de vista sobre tais temas. Os textos aqui reunidos oferecem ao leitor uma visão dialética das maneiras de interrogar as lógicas de construção dos objetos a ensinar e dos objetos ensinados voltados para práticas de letramento(s) no âmbito dos processos de (re)contextualização, mediados por dispositivos e gestos didáticos, que os caracterizam. Revelam, ainda, a complexidade do trabalho docente, as dificuldades em (de)(a )preendê-lo e os desafios com os quais se deparam (ou deveriam se deparar) os sistemas de ensino, de pesquisa e de formação ao ensino da/sobre a lingua(gem) no mundo contemporâneo. A obra conta com o prefácio de Bernard Schneuwly, professor de didática de línguas na Universidade de Genebra e corresponsável do GRAFE (Groupe de recherche pour l´analyse du français enseigné), que traz uma discussão bastante pertinente sobre os pontos de vista abordados pelos autores em suas contribuições. O pesquisador conclui seu texto pontuando que “a análise minuciosa da realidade escolar, contraditória e sedimentada, visando descobrir novas vias por esta geradas e outras a serem desenvolvidas, é necessária, movimento reflexivo ao qual este livro contribui.”

Dados Técnicos
Páginas: 222
Peso: 358g
ISBN: 9788571138797