Rio Purus: Águas, Território e Sociedade na Amazônia Sul-Ocidental, livro de Wilson Cabral de Sousa Junior et al.

Rio Purus: Águas, Território e Sociedade na Amazônia Sul-Ocidental

editora: LIBRIMUNDI
assunto:
"Nasci e cresci longe das margens do Rio Acre. Mas o conhecia, desde menina, pela conversa dos adultos. Suas enchentes assustadoras que invadiam lagos e represavam igarapés, assim como suas vazantes de praias longas, onde plantava melancia, milho e feijão. O Rio Acre, para mim, era imenso. Mas na conversa dos adultos havia um rio maior, onde o Acre desaguava, margeado por uma floresta densa e misteriosa, com um ambiente ao mesmo tempo inóspito e farto. Chamava-se Purus, e tive oportunidade de vê-lo ainda na infância, quando minha família empreendeu uma viagem na tentativa d... [Leia mais]
Descrição
"Nasci e cresci longe das margens do Rio Acre. Mas o conhecia, desde menina, pela conversa dos adultos. Suas enchentes assustadoras que invadiam lagos e represavam igarapés, assim como suas vazantes de praias longas, onde plantava melancia, milho e feijão. O Rio Acre, para mim, era imenso. Mas na conversa dos adultos havia um rio maior, onde o Acre desaguava, margeado por uma floresta densa e misteriosa, com um ambiente ao mesmo tempo inóspito e farto. Chamava-se Purus, e tive oportunidade de vê-lo ainda na infância, quando minha família empreendeu uma viagem na tentativa de morar em Belém e, poucos meses depois, quando voltamos ainda mais pobres e endividados. A visão rápida do Purus, que só perdia em tamanho para o Amazonas, forneceu o cenário para minha imaginação ao ouvir as fantásticas histórias dos adultos.

Reencontrei o grande rio na Faculdade de História. A expedição de Euclides da Cunha e, antes dele, de William Chandless e Manoel Urbano da Encarnação, a colonização dos nordestinos, a resistência indígena, as batalhas da borracha. Pude ver, com enquadramento largo no tempo e no espaço, a geografia e a história que conhecia na escala miúda.

Hoje, ver o Rio Purus com os olhos dos cientistas que o trouxeram das pesquisas de campo para as páginas deste livro, é como reencontrar um velho conhecido ou, melhor ainda, um antigo professor. Revejo as lições aprendidas com as histórias contadas da vida ribeirinha em meio às informações mais detalhadas, da geografia e da biologia, mas também da economia e da sociologia. Um amplo e detalhado mosaico que recoloca o Purus na tela da minha mente, ao mesmo tempo como cenário e protagonista de antigas e novas histórias."
(Do Prefácio, Marina Silva)

Sobre os organizadores

Wilson Cabral de Sousa Junior é oceanógrafo, com mestrado em Sensoriamento Remoto e doutorado em Economia e atua como professor junto ao Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Participa, como integrante ou coordenador, de diversos projetos relacionados à gestão das águas no Brasil, além de representar o segmento de ensino e pesquisa em fóruns, comitês e conselhos de recursos hídricos. É autor do livro Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desfios, dentre outros.

Andrea Viviana Waichman é bióloga, mestre em Ecologia e doutura em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas e atua nas áreas de ecotoxicologia, avaliação de risco ambiental e humanos em regiões tropicais e avaliação de impactos ambientais. É co-organizadora do livro "Sociobiodiversidade e conservação da várzea amazônica", dentre outros.

Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli é biólogo e engenheiro sanitarista com mestrado em Ciência Ambiental e doutorado em Economia. Atualmente é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e pesquisados vinculado aos programas de pós-graduação em Ciência Ambiental e Modelagem de Sistemas Complexos, da USP, com atuação nas áreas de Economia Ecológica e Gestão de Recursos Hídricos. É co-organizador do livro Governança da água e políticas públicas na América Latina e Europa, dentre outros.

Carlos Frederico de Angelis é geógrafo, com mestrado em Sensoriamento Remoto e doutorado em Geografia/Ciências Ambientais, e trabalha com temas associados à Meteorologia e Meio Ambiente. Atualmente é coordenador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), e pesquisador associado ao programa de pós-graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É membro do PMM Science Team da Agência Espacial Norte-Americana, NASA, cujas pesquisas são focadas nos estudos da precipitação.

Ademar Ribeiro Romeiro é economista, com mestrado e doutorado em Economia. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq e professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Atua nos seguintes temas: meio ambiente, agricultura sustentável e economia ecológica. É co-editor do livro "Economia do Meio Ambiente", dentre outros.

Dados Técnicos
Peso: 470g
ISBN: 9788563142092