Saudade, Aperto de Ausência, livro de Sebastiana Apparecida Pagliuso de Campos

Saudade, Aperto de Ausência

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"Apresentação Como professora de português, tinha por hábito, no início da aula, ouvir poemas declamados por alunos previamente escolhidos, com o objetivo de estimular o gosto pela poesia. Assim, com o passar do tempo, alguns alunos foram desenvolvendo especial interesse pela poesia, com produções próprias. Essa estimulante atividade acabou por desenvolver, também, meu interesse em escrever poemas, inclusive, a partir de instigantes temas propostos pelos alunos. O que é poesia? Poesia é o fenômeno criador que transforma em linguagem as emoções, os impulsos ou reações do poeta em face de ... [Leia mais]
Descrição
"Apresentação Como professora de português, tinha por hábito, no início da aula, ouvir poemas declamados por alunos previamente escolhidos, com o objetivo de estimular o gosto pela poesia. Assim, com o passar do tempo, alguns alunos foram desenvolvendo especial interesse pela poesia, com produções próprias. Essa estimulante atividade acabou por desenvolver, também, meu interesse em escrever poemas, inclusive, a partir de instigantes temas propostos pelos alunos. O que é poesia? Poesia é o fenômeno criador que transforma em linguagem as emoções, os impulsos ou reações do poeta em face de determinada realidade. Poema é a expressão verbal artística, rítmica ou metódica de um estado de espírito. É necessário não confundir Poesia com Poema: -poesia é o “estado emotivo” ou “lírico” do poeta, no momento da criação da criação do poema; o “estado lírico” reviverá na alma do leitor se este conseguir transformar o poema em poesia. Poema é a fixação material da poesia, é a exaltação formal do“estado lírico”. São as palavras, os versos e as estrofes que se dizem e que se escrevem, e assim, fixam e transmitem o “estado lírico” do poeta. (Antônio Soares Amora) Linguagem Poética A linguagem poética é predominantemente conotativa, isto é, as palavras significam não aquilo que informam, mas por aquilo que sugerem. Para criar uma poesia, é importante que a pessoa perceba a pluralidade de significados que uma palavra pode assumir de acordo com o contexto eao mesmo tempo identifique os recursos linguísticos para dar retorno a um texto poético. A pessoa que ler deve ser despertada para o poder sugestivo que a palavra pode assumir. Tomemos as seguintes palavras: Cota Zero Stop, A vida parou ou foi o automóvel? Constituiriam, assim agrupadas, o que podemos chamar de poema? Há poesia neste enunciado? Nosso primeiro impulso é negativo, sobretudo o das pessoas que, por força da tradição, se habituaram a identificar a poesia com determinadas técnicas do verso, presas a formas fixas, a limitação de recursos rítmicos, com pausas obrigatórias e sílabas cantadas, além de não dispensarem a necessidade de uma exposição lógica e imediatamente perceptível à primeira leitura... Entretanto, se colocarmos umresponsável por aqueles termos, como Carlos Drummond de Andrade, já haverá certa relutância em nos lançarmos contra a opinião dos “entendidos”, negando-lhes a validade como obra de arte literária. Já percebemos como é precário o nosso julgamento,

Dados Técnicos
Páginas: 120
Peso: 143g
ISBN: 9788562131523