Caravaggio e Seus Seguidores: Confirmações e Problemas, livro de Fabio Magalhães

Caravaggio e Seus Seguidores: Confirmações e Problemas

editora: BASE 7
Por meio da técnica do chiaroscuro, em que o emprego de luzes e sombras gera impressionante dramaticidade às cenas retratadas, Michelangelo Merisi dito Caravaggio (1571–1610) revolucionou a arte de seu tempo. Apesar da incontestável herança do gênioitaliano para a estética ocidental, jamais houve, na América do Sul, exposição de grande magnitude com as obras do pintor. A mostra Caravaggio e seus seguidores trouxe para as principais capitais da América Latina relevantes obras do mestre e mais doschamados “Caravaggescos”, os mais importantes seguidores do artista. Evento que integrou a progr... [Leia mais]
Descrição
Por meio da técnica do chiaroscuro, em que o emprego de luzes e sombras gera impressionante dramaticidade às cenas retratadas, Michelangelo Merisi dito Caravaggio (1571–1610) revolucionou a arte de seu tempo. Apesar da incontestável herança do gênioitaliano para a estética ocidental, jamais houve, na América do Sul, exposição de grande magnitude com as obras do pintor. A mostra Caravaggio e seus seguidores trouxe para as principais capitais da América Latina relevantes obras do mestre e mais doschamados “Caravaggescos”, os mais importantes seguidores do artista. Evento que integrou a programação do Momento Itália-Brasil 2011-2012, Caravaggio e seus seguidores reuniu obras da Itália, de Malta e da Inglaterra. Além de pertencentes a coleções particulares, as pinturas originaram de três dos mais prestigiados museus estatais italianos – Galleria Borghese (Roma), Palazzo Barberini (Roma) e Galleria degli Uffizi (Florença). Destaque para Medusa Murtola e Ritratto di Cardinale, que saíram da Itália pela primeira vez. A idealização da mostra foi de Rossella Vodret, uma das principais especialistas em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma. Na Itália, a curadoria teve participação de Giorgio Leone e, no Brasil, de Fabio Magalhães. Além das obras de Caravaggio, a exposição apresentou pinturas de Artemisia Gentileschi (1593-1653), Bartolomeo Cavarozzi (1587-1625),Giovanni Baglione (c.1566-1643), Giovanni Battista Caracciolo (1578-1635), Hendrick van Somer (1615-1684/85), Jusepe di Ribera (1591-1652), Leonello Spada (1576-1622), Mattia Preti (1613-1699), Orazio Borgianni (1574-1616), Orazio Gentileschi (1563-1639), Orazio Riminaldi (1593-1630), Simon Vouet (1590-1649), Tommaso Salini (1575-1625) e Valentin de Boulogne (1591-1632), seguidores do mestre da segunda metade do séc. XVI e início do séc. XVII.

Dados Técnicos
Páginas: 218
Peso: 350g
ISBN: 9788562094095